Novos Cursos
Os Nossos Cursos
Informações Académicas
Formato do cursoMisto
Horas270h
Créditos41 ECTS
-
1ª Edição (2025-26)
1ª Edição (2025-26)
Em breveData de início 23 set 2025Data de fim 31 mar 2026Fecho inscrições 7 out 2025Horário
Aulas - Presenciais: sábados, das 9:00h às 13:00h e das 14:00 às 16:00h - A distância: terças e quintas-feiras, das 18:30h às 21:30h (algumas aulas aos sábados estão previstas para ocorrer a distância) Trabalho de Campo - Presença do estudante em contexto escolar para acompanhamento da prática de um docente de educação especial, no âmbito da Componente de Projeto da formação especializada em educação especial. As horas de Trabalho de Campo estão incluídas na UC Seminário de Investigação e de Ação em Educação Inclusiva e acontecem em dias e horas a definir pelo estudante, em acordo com o docente da UC.
-
Apresentação
Apresentação
Esta pós-graduação está centrada na formação de profissionais e docentes de educação especial para o apoio a crianças e alunos com Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão O curso concebe a Educação Inclusiva com um direito fundamental de todos os estudantes, que devem ser acolhidos e respeitados na sua diversidade, independentemente da sua condição. Baseia-se em valores como a justiça social, o respeito pela diversidade e a colaboração, bem como em princípios como o bem-comum e a igualdade de oportunidades, orientadores de uma educação equitativa e inclusiva. Tem um corpo docente altamente qualificado, com envergadura internacional. Com 6 meses de duração, as aulas online e presenciais unem inovação pedagógica e tecnológica, e permitem conciliar estudos, profissão e vida pessoal.
-
Condições de Ingresso
Condições de Ingresso
- titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; - titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; - titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; - detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da Universidade Lusófona - Centros Universitários Lisboa e Porto, como atestando capacidade para realizar este curso.
-
Competências
Competências
Pretende-se que os formandos aprofundem conhecimentos, desenvolvam capacidades e assumam atitudes que lhes permitam desenvolver: 1. Competências de Análise Crítica: - Apropriar-se de conceitos fundamentais sobre Educação Especial e Educação Inclusiva cientificamente sustentados. - Fundamentar a tomada de decisão, no âmbito da especialidade profissional, em processos de investigação e de inovação. - Conceber a Inclusão como um processo de identificação e remoção de barreiras à presença, à participação, à aprendizagem, ao desenvolvimento integral e ao sentido de pertença de todos. - Competências de Intervenção: - Adaptar o currículo, os conteúdos, as estratégias, os métodos e os ambientes de aprendizagem para promover o acesso, a permanência, a participação, o desenvolvimento integral e o progresso no currículo comum a todos os alunos. - Participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos e intervenções promotores de inclusão, que respondam às características, às potencialidades e às necessidades dos alunos. - Conceber, implementar e avaliar currículos e processos de intervenção flexíveis, inovadores e facilitadores de aprendizagem e participação, tendo como objetivo a inclusão. 3. Competência de Formação, Supervisão e Avaliação: - Integrar equipas de formação, supervisão, avaliação, intervenção e apoio à aprendizagem e à inclusão, em contextos educativos, sociais e comunitários. 4. Competência de Consultoria: - Apoiar as escolas e outras entidades educativas, sociais e comunitárias na conceção e implementação de projetos educativos e curriculares promotores de inclusão, com atenção particular aos alunos com necessidades educacionais específicas, no âmbito cognitivo e motor. - Assessorar e apoiar os centros de formação das associações de escolas e outras entidades formadoras no planeamento e execução de programas de desenvolvimento profissional docente ao longo da carreira. Competência transversal: - Desenvolver uma postura ética e reflexiva, pautada em valores como a justiça social, a democracia e o respeito pela diversidade, e em princípios como o bem-comum e a igualdade de oportunidades, assumindo atitudes de empatia, colaboração e responsabilidade social na promoção de uma escola e de uma sociedade mais equitativas e inclusivas.
-
Razões para frequentar este curso
Razões para frequentar este curso
- Formação especializada em 6 meses Curso intensivo com aulas presenciais e online, permitindo conciliar vida profissional e pessoal. Foco na formação especializada para o apoio a alunos com necessidades educacionais específicas, no domínio cognitivo e motor.
- Ligação direta à prática nas escolas Inclui trabalho de campo com observação de práticas em contexto escolar real e inclusivo, permitindo compreender a complexidade das funções de docentes de Educação Especial.
- Corpo docente altamente qualificado e experiente Equipa composta por especialistas de referência nacional e internacional, entre concetores da Educação Especial e Inclusiva em Portugal, formadores de professores e docentes com prática consolidada em contextos inclusivos.
- Modelo de ensino híbrido e flexível Articulação entre sessões presenciais, online síncronas e assíncronas, promovendo desenvolvimento profissional dinâmico e acessível, com apoio de e-tutores no ensino a distância.
- Comunidade académica ativa e colaborativa Oportunidade de ampliar redes profissionais com estudantes e docentes dos Centros Universitários de Lisboa e do Porto, favorecendo partilha de práticas e experiências
- Continuidade de estudos Possibilidade de prosseguir estudos para cursos de Mestrado, com a vantagem de obter equivalência a diversas UC do Mestrado em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, em funcionamento no Centro Universitário de Lisboa.
-
Programa
Programa
- [1º Semestre]
-
Currículo, Avaliação e Inclusão
8 ects -
Diversidade Funcional e Desenvolvimento Humano: Dimensão Cognitiva e Motora
8 ects -
Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva
4 ects -
Intervenção em Contextos Inclusivos
8 ects -
Seminário de Investigação e de Ação em Educação Inclusiva
7 ects -
Tecnologias Digitais e Comunicação Aumentativa
6 ects
-
Saídas Profissionais
Saídas Profissionais
- Acesso ao concurso para o grupo de recrutamento 910 - domínio cognitivo e motor -, em 1ª prioridade, desde que, à data da entrada no curso, satisfaça os requisitos exigidos pela formação especializada (DL 95/97, de 23 de abril). - Colaboração com instituições de solidariedade social, centros de reabilitação, associações de apoio a pessoas com deficiência e organismos públicos ou privados que desenvolvem projetos de inclusão. - Participação em projetos comunitários e interinstitucionais direcionados ao apoio de pessoas com necessidades específicas no domínio cognitivo e motor. - Consultoria, formação e apoio técnico-pedagógicos a projetos de intervenção com públicos com necessidades específicas de suporte à aprendizagem e à inclusão, no domínio cognitivo e motor. - Participação em centros e equipas de investigação em Educação Especial e Educação Inclusiva.
Centro Universitário
Porto | Fac. Ciências Económicas, Sociais e da Emp
Fases de candidaturas a decorrer
Valores
A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.