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Presentation
Presentation
direito da comunicação e informação
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Class from course
Class from course
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Degree | Semesters | ECTS
Degree | Semesters | ECTS
Bachelor | Semestral | 6
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Year | Nature | Language
Year | Nature | Language
2 | Mandatory | Português
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Code
Code
ULP1652-7037
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Prerequisites and corequisites
Prerequisites and corequisites
Not applicable
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Professional Internship
Professional Internship
Não
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Syllabus
Syllabus
A Ética e o Direito na Sociedade de Informação O Enquadramento Legal das Atividades de Comunicação Publicidade e Marketing Regulamentação Específica dos Audiovisuais Regulamentação Específica dos Serviços Digitais Análise de casos A Liberdade de Expressão e o Direito à Informação Enquanto Direitos Fundamentais Os Deveres Fundamentais do Estado em relação à Liberdade de Expressão e ao Direito à Informação Os Limites à Liberdade de Expressão e ao Direito de Informação: Na Publicidade e Marketing Nas Relações Públicas e Comunicação Empresarial Na Comunicação Política Nas Atividades Artísticas No Jornalismo Colisões de Direitos em Atividades de Comunicação e Informação Liberdade de Expressão e Informação v. Direitos de Personalidade Liberdade de Expressão e Informação v. Proteção de Dados Pessoais Direitos de Autor e Direitos Conexos
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Objectives
Objectives
- Conhecer os conceitos quadro, próprios dos ramos do Direito, tanto no plano legislativo como também no plano doutrinário; - Enquadrar os normativos específicos de cada área da Comunicação; - Qualificar, no plano constitucional, substantivo, económico e doutrinário os diversos tipos de direitos, liberdades e garantias que garantem o pleno exercício por parte de todos os atores sociais do livre Direito a informar, de informar e a ser informado; - Analisar os princípios da responsabilidade disciplinar, criminal e civil, relacionados com a comunicação e informação; - Estudar e investigar o quadro geral da Legislação que regem os vários meios e formas de comunicação. - Introduzir os estudantes nas áreas do Direito da Informação, da Publicidade e do Marketing, do Audiovisual e do Multimédia e das Telecomunicações; - Avaliar o impacto das novas tecnologias de comunicação na liberdade de expressão e de informação e identificar os princípios estruturantes de regulação dos media.
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Teaching methodologies and assessment
Teaching methodologies and assessment
Avaliação contínua alicerçada em 3 ponderações avaliativas: i) ensaio/reflexão crítica a partir de um texto fornecido; ii) participação em aulas e exercícios práticos das sessões; iii) teste final
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References
References
Ana Clara Azevedo Amorim (2023), Manual de Direito da Publicidade. Almedina. António Paulo Santos e Victor Castro Rosa (2021), Os Direitos dos Produtores Audiovisuais Independentes em Portugal e na Europa. Almedina. Graça Canto Moniz (2023) Manual de Introdução à Proteção de Dados Pessoais. Almedina José Oliveira Ascensão (2020) Legislação sobre Direito de Autor e Sociedade da Informação. Almedina Luís Menezes Leitão (2021) Direito de Autor. Almedina.
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Office Hours
Office Hours
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Mobility
Mobility
No