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Class Communication and Information Law

  • Presentation

    Presentation

    direito da comunicação e informação 
  • Code

    Code

    ULP1652-7037
  • Syllabus

    Syllabus

    A Ética e o Direito na Sociedade de Informação O Enquadramento Legal das Atividades de Comunicação Publicidade e Marketing Regulamentação Específica dos Audiovisuais Regulamentação Específica dos Serviços Digitais Análise de casos A Liberdade de Expressão e o Direito à Informação Enquanto Direitos Fundamentais Os Deveres Fundamentais do Estado em relação à Liberdade de Expressão e ao Direito à Informação Os Limites à Liberdade de Expressão e ao Direito de Informação: Na Publicidade e Marketing Nas Relações Públicas e Comunicação Empresarial Na Comunicação Política Nas Atividades Artísticas No Jornalismo Colisões de Direitos em Atividades de Comunicação e Informação Liberdade de Expressão e Informação v. Direitos de Personalidade Liberdade de Expressão e Informação v. Proteção de Dados Pessoais   Direitos de Autor e Direitos Conexos
  • Objectives

    Objectives

    - Conhecer os conceitos quadro, próprios dos ramos do Direito, tanto no plano legislativo  como também no plano  doutrinário;   - Enquadrar os normativos específicos de cada área da Comunicação; - Qualificar, no plano constitucional, substantivo, económico e doutrinário os diversos  tipos de direitos, liberdades e garantias que garantem o pleno exercício por parte de  todos os atores sociais do livre Direito a informar, de informar e a ser informado;   - Analisar os princípios da responsabilidade disciplinar, criminal e civil, relacionados com a  comunicação e informação;   - Estudar e investigar o quadro geral da Legislação que regem os vários meios e formas de  comunicação. - Introduzir os estudantes nas áreas do Direito da Informação, da Publicidade e do Marketing, do Audiovisual e do Multimédia e das Telecomunicações; - Avaliar o impacto das novas tecnologias de comunicação na liberdade de expressão e de informação e identificar os princípios estruturantes de regulação dos media.
  • Teaching methodologies and assessment

    Teaching methodologies and assessment

    Avaliação contínua alicerçada em 3 ponderações avaliativas: i) ensaio/reflexão crítica a partir de um texto fornecido; ii) participação em aulas e exercícios práticos das sessões; iii) teste final 
  • References

    References

    Ana Clara Azevedo Amorim (2023), Manual de Direito da Publicidade. Almedina. António Paulo Santos e Victor Castro Rosa (2021), Os Direitos dos Produtores Audiovisuais Independentes em Portugal e na Europa. Almedina.   Graça Canto Moniz (2023) Manual de Introdução à Proteção de Dados Pessoais. Almedina José Oliveira Ascensão (2020) Legislação sobre Direito de Autor e Sociedade da Informação. Almedina  Luís Menezes Leitão (2021) Direito de Autor. Almedina.  
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