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Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende transmitir conhecimentos introdutórios de Direito aos estudantes — mais especificamente do Direito da Comunicação e da Informação — os quais adquirirão as competências teóricas necessárias para um desempenho rigoroso de funções nas áreas da comunicação, nomeadamente digital, jornalismo e produções audiovisual e multimédia. Além disso, visa capacitá-los para a análise, o tratamento e a cobertura de assuntos judiciais, que habitualmente são de grande interesse mediático. Em concomitância, prevê-se trabalhar as questões de pensamento crítico perante o confronto entre o Direito da Comunicação, limites e deveres, ao mesmo tempo que se capacita para as boas práticas observantes dos quadros legais concernentes. Nesse sentido, no final da unidade curricular, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto prático, de produção audiovisual, com reflexão teórica, a partir de um tema de representação do real que permita discutir aspetos abordados no âmbito desta UC.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1652-7037
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Ética e o Direito na Sociedade de Informação O Enquadramento Legal das Atividades de Comunicação Publicidade e Marketing Regulamentação Específica dos Audiovisuais Regulamentação Específica dos Serviços Digitais Análise de casos A Liberdade de Expressão e o Direito à Informação Enquanto Direitos Fundamentais Os Deveres Fundamentais do Estado em relação à Liberdade de Expressão e ao Direito à Informação Os Limites à Liberdade de Expressão e ao Direito de Informação: Na Publicidade e Marketing Nas Relações Públicas e Comunicação Empresarial Na Comunicação Política Nas Atividades Artísticas No Jornalismo Colisões de Direitos em Atividades de Comunicação e Informação Liberdade de Expressão e Informação v. Direitos de Personalidade Liberdade de Expressão e Informação v. Proteção de Dados Pessoais Direitos de Autor e Direitos Conexos
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer os conceitos quadro, próprios dos ramos do Direito, tanto no plano legislativo como também no plano doutrinário; - Enquadrar os normativos específicos de cada área da Comunicação; - Qualificar, no plano constitucional, substantivo, económico e doutrinário os diversos tipos de direitos, liberdades e garantias que garantem o pleno exercício por parte de todos os atores sociais do livre Direito a informar, de informar e a ser informado; - Analisar os princípios da responsabilidade disciplinar, criminal e civil, relacionados com a comunicação e informação; - Estudar e investigar o quadro geral da Legislação que regem os vários meios e formas de comunicação. - Introduzir os estudantes nas áreas do Direito da Informação, da Publicidade e do Marketing, do Audiovisual e do Multimédia e das Telecomunicações; - Avaliar o impacto das novas tecnologias de comunicação na liberdade de expressão e de informação e identificar os princípios estruturantes de regulação dos media.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Avaliação contínua alicerçada em 3 ponderações avaliativas: i) ensaio/reflexão crítica a partir de um texto fornecido; ii) participação em aulas e exercícios práticos das sessões; iii) teste final
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ana Clara Azevedo Amorim (2023), Manual de Direito da Publicidade. Almedina. António Paulo Santos e Victor Castro Rosa (2021), Os Direitos dos Produtores Audiovisuais Independentes em Portugal e na Europa. Almedina. Graça Canto Moniz (2023) Manual de Introdução à Proteção de Dados Pessoais. Almedina José Oliveira Ascensão (2020) Legislação sobre Direito de Autor e Sociedade da Informação. Almedina Luís Menezes Leitão (2021) Direito de Autor. Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não