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Disciplina Direito da Comunicação e da Informação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende transmitir conhecimentos introdutórios de Direito aos estudantes — mais especificamente do Direito da Comunicação e da Informação — os quais adquirirão as competências teóricas necessárias para um desempenho rigoroso de funções nas áreas da comunicação, nomeadamente digital, jornalismo e produções audiovisual e multimédia. Além disso, visa capacitá-los para a análise, o tratamento e a cobertura de assuntos judiciais, que habitualmente são de grande interesse mediático. Em concomitância, prevê-se trabalhar as questões de pensamento crítico perante o confronto entre o Direito da Comunicação, limites e deveres, ao mesmo tempo que se capacita para as boas práticas observantes dos quadros legais concernentes. Nesse sentido, no final da unidade curricular, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto prático, de produção audiovisual, com reflexão teórica, a partir de um tema de representação do real que permita discutir aspetos abordados no âmbito desta UC.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Ética e o Direito na Sociedade de Informação O Enquadramento Legal das Atividades de Comunicação Publicidade e Marketing Regulamentação Específica dos Audiovisuais Regulamentação Específica dos Serviços Digitais Análise de casos A Liberdade de Expressão e o Direito à Informação Enquanto Direitos Fundamentais Os Deveres Fundamentais do Estado em relação à Liberdade de Expressão e ao Direito à Informação Os Limites à Liberdade de Expressão e ao Direito de Informação: Na Publicidade e Marketing Nas Relações Públicas e Comunicação Empresarial Na Comunicação Política Nas Atividades Artísticas No Jornalismo Colisões de Direitos em Atividades de Comunicação e Informação Liberdade de Expressão e Informação v. Direitos de Personalidade Liberdade de Expressão e Informação v. Proteção de Dados Pessoais   Direitos de Autor e Direitos Conexos
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer os conceitos quadro, próprios dos ramos do Direito, tanto no plano legislativo  como também no plano  doutrinário;   - Enquadrar os normativos específicos de cada área da Comunicação; - Qualificar, no plano constitucional, substantivo, económico e doutrinário os diversos  tipos de direitos, liberdades e garantias que garantem o pleno exercício por parte de  todos os atores sociais do livre Direito a informar, de informar e a ser informado;   - Analisar os princípios da responsabilidade disciplinar, criminal e civil, relacionados com a  comunicação e informação;   - Estudar e investigar o quadro geral da Legislação que regem os vários meios e formas de  comunicação. - Introduzir os estudantes nas áreas do Direito da Informação, da Publicidade e do Marketing, do Audiovisual e do Multimédia e das Telecomunicações; - Avaliar o impacto das novas tecnologias de comunicação na liberdade de expressão e de informação e identificar os princípios estruturantes de regulação dos media.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Avaliação contínua alicerçada em 3 ponderações avaliativas: i) ensaio/reflexão crítica a partir de um texto fornecido; ii) participação em aulas e exercícios práticos das sessões; iii) teste final 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ana Clara Azevedo Amorim (2023), Manual de Direito da Publicidade. Almedina. António Paulo Santos e Victor Castro Rosa (2021), Os Direitos dos Produtores Audiovisuais Independentes em Portugal e na Europa. Almedina.   Graça Canto Moniz (2023) Manual de Introdução à Proteção de Dados Pessoais. Almedina José Oliveira Ascensão (2020) Legislação sobre Direito de Autor e Sociedade da Informação. Almedina  Luís Menezes Leitão (2021) Direito de Autor. Almedina.  
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