filmeu

Disciplina Métodos de Investigação em Arquitectura I

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular apresenta tre¿s mo¿dulos de ensino: a) A Arte da Investigac¿a¿o em Arquitetura; b) Metodologias de Investigac¿a¿o e Tecnologias da Informac¿a¿o, c) e Ante-Projeto de Tese. O programa inclui a abordagem de diversos me¿todos de investigac¿a¿o em arquitectura e urbanismo: o me¿todo cienti¿fico e as suas implicac¿o¿es disciplinares, teo¿ricas e filoso¿ficas; as relac¿o¿es do projeto-construc¿a¿o com a teoria e histo¿ria da arquitectura, bem como das cie¿ncias sociais com a a¿rea de urbanismo; a investigac¿a¿o bibliogra¿fica, o trabalho de campo e a dimensa¿o laboratorial em estudos de arquitectura e urbanismo. Esta Unidade Curricular procura desenvolver, de forma introduto¿ria, uma abordagem sistematizada aos temas anteriormente listados, que se desdobram pelos seguintes to¿picos: Fontes Documentais Metodologia e Instrumentos de Trabalho; Processos e Produtos em Urbanismo; Regras e Modelos em Arquitectura; Tratamento, Sistematizac¿a¿o, Arquivo e Consulta de Informac¿a¿o.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O programa inclui a abordagem de diversos me¿todos de investigac¿a¿o em arquitectura e urbanismo: o me¿todo cienti¿fico e as suas implicac¿o¿es disciplinares, teo¿ricas e filoso¿ficas; as relac¿o¿es do projeto-construc¿a¿o com a teoria e histo¿ria da arquitectura, bem como das cie¿ncias sociais com a a¿rea de urbanismo; a investigac¿a¿o bibliogra¿fica, o trabalho de campo e a dimensa¿o laboratorial em estudos de arquitectura e urbanismo. Esta Unidade Curricular procura desenvolver, de forma introduto¿ria, uma abordagem sistematizada aos temas anteriormente listados, que se desdobram pelos seguintes to¿picos: Fontes Documentais Metodologia e Instrumentos de Trabalho; Processos e Produtos em Urbanismo; Regras e Modelos em Arquitectura; Tratamento, Sistematizac¿a¿o, Arquivo e Consulta de Informac¿a¿o.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compete¿ncias instrumentais: em ana¿lise e si¿ntese de dados; comunicac¿a¿o oral e escrita; gesta¿o da informac¿a¿o. Compete¿ncias pessoais: em trabalho de grupo; de racioci¿nio cri¿tico; de compromisso e¿tico. Compete¿ncias siste¿micas: aprendizagem auto¿noma; autocri¿tica e auto-avaliac¿a¿o; capacidades de investigac¿a¿o.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borden, I. - Ru¿edi, K. (2000) The Dissertation. An architecture Student¿s Handbook . Londres: Architectural Press. Ghiglione, R. - Matalon, B. (1992) O Inque¿rito ¿ Teoria e Pra¿tica . Oeiras: Celta. Hanson, J. (1988) Ten Commandments . Bartlett School of Architecture and Planning: Londres. Hillier, B.  Hanson, J. (1989) The Social Logic of Space . Cambridge: University of Cambridge Press. Kru¿ger, M. J. T. (2001) ¿A Arte de Investigac¿a¿o em Arquitectura¿: ECDJ , n.o 5, pp. 22- 39. Kru¿ger, M. J. T. (2005) Leslie Martin e a Escola de Cambridge . Coimbra: Edar Mitchell, W. (1999) The Logic of Architecture . Cambridge, Massachusetts: MIT Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios