-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular apresenta tre¿s mo¿dulos de ensino: a) A Arte da Investigac¿a¿o em Arquitetura; b) Metodologias de Investigac¿a¿o e Tecnologias da Informac¿a¿o, c) e Ante-Projeto de Tese. O programa inclui a abordagem de diversos me¿todos de investigac¿a¿o em arquitectura e urbanismo: o me¿todo cienti¿fico e as suas implicac¿o¿es disciplinares, teo¿ricas e filoso¿ficas; as relac¿o¿es do projeto-construc¿a¿o com a teoria e histo¿ria da arquitectura, bem como das cie¿ncias sociais com a a¿rea de urbanismo; a investigac¿a¿o bibliogra¿fica, o trabalho de campo e a dimensa¿o laboratorial em estudos de arquitectura e urbanismo. Esta Unidade Curricular procura desenvolver, de forma introduto¿ria, uma abordagem sistematizada aos temas anteriormente listados, que se desdobram pelos seguintes to¿picos: Fontes Documentais Metodologia e Instrumentos de Trabalho; Processos e Produtos em Urbanismo; Regras e Modelos em Arquitectura; Tratamento, Sistematizac¿a¿o, Arquivo e Consulta de Informac¿a¿o.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1971-24571
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O programa inclui a abordagem de diversos me¿todos de investigac¿a¿o em arquitectura e urbanismo: o me¿todo cienti¿fico e as suas implicac¿o¿es disciplinares, teo¿ricas e filoso¿ficas; as relac¿o¿es do projeto-construc¿a¿o com a teoria e histo¿ria da arquitectura, bem como das cie¿ncias sociais com a a¿rea de urbanismo; a investigac¿a¿o bibliogra¿fica, o trabalho de campo e a dimensa¿o laboratorial em estudos de arquitectura e urbanismo. Esta Unidade Curricular procura desenvolver, de forma introduto¿ria, uma abordagem sistematizada aos temas anteriormente listados, que se desdobram pelos seguintes to¿picos: Fontes Documentais Metodologia e Instrumentos de Trabalho; Processos e Produtos em Urbanismo; Regras e Modelos em Arquitectura; Tratamento, Sistematizac¿a¿o, Arquivo e Consulta de Informac¿a¿o.
-
Objetivos
Objetivos
Compete¿ncias instrumentais: em ana¿lise e si¿ntese de dados; comunicac¿a¿o oral e escrita; gesta¿o da informac¿a¿o. Compete¿ncias pessoais: em trabalho de grupo; de racioci¿nio cri¿tico; de compromisso e¿tico. Compete¿ncias siste¿micas: aprendizagem auto¿noma; autocri¿tica e auto-avaliac¿a¿o; capacidades de investigac¿a¿o.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Borden, I. - Ru¿edi, K. (2000) The Dissertation. An architecture Student¿s Handbook . Londres: Architectural Press. Ghiglione, R. - Matalon, B. (1992) O Inque¿rito ¿ Teoria e Pra¿tica . Oeiras: Celta. Hanson, J. (1988) Ten Commandments . Bartlett School of Architecture and Planning: Londres. Hillier, B. Hanson, J. (1989) The Social Logic of Space . Cambridge: University of Cambridge Press. Kru¿ger, M. J. T. (2001) ¿A Arte de Investigac¿a¿o em Arquitectura¿: ECDJ , n.o 5, pp. 22- 39. Kru¿ger, M. J. T. (2005) Leslie Martin e a Escola de Cambridge . Coimbra: Edar Mitchell, W. (1999) The Logic of Architecture . Cambridge, Massachusetts: MIT Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não