-
Apresentação
Apresentação
A UC tem como principal objetivo fornecer conhecimentos e competências para a planificação, desenho, realização e apresentação (escrita) de um trabalho de investigação no domínio dos estudos em comunicação. Serão apresentadas as principais abordagens, etapas, atividades, metodologias e técnicas usadas no desenvolvimento de um trabalho de investigação. O foco da UC será nas etapas iniciais do processo de investigação, nomeadamente, na definição do tema, na identificação de um problema através do mapeamento do estado da arte, na formulação de questões de investigação, e na identificação do contributo científico para os estudos da comunicação. Em termos de métodos e técnicas de recolha de dados, o foco da UC será na investigação qualitativa. Esta UC será complementada com a UC de Metodologias de investigação II, que dará continuidade ao ensino-aprendizagem das subsequentes etapas do processo de investigação, e focar-se-á nos métodos e técnicas de investigação quantitativa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1099-25174
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à investigação A investigação em estudos da comunicação Tradições disciplinares de investigação: epistemologias e metodologias As etapas do processo de investigação A planificação das etapas do processo de investigação doutoral e a escrita da proposta A Inteligência Artificial (IA) na I&D 2. O desenho da pesquisa O tema e o objeto de estudo O problema de investigação As questões de investigação 3. Revisão de literatura Tipos de revisão (da sistemática à narrativa) Pesquisa bibliográfica (bases de dados e estratégias) Normas de citação e referências, e softwares de gestão das referências bibliográficas Leitura crítica e sistemas de gestão de notas 4. Métodos e técnicas qualitativas Entrevistas Grupos de discussão (Focus Group) Observação e método etnográfico Pesquisa documental Análise de conteúdo Arts-based research e o programa de investigação filmEU 5. Disseminação e comunicação de ciência A escrita de artigos científicos Comunicação de ciência
-
Objetivos
Objetivos
No final da UC, os estudantes serão capazes de: Descrever o processo de investigação, identificando e explicando as suas principais etapas e atividades (OA1); Definir e explicar os seus interesses de investigação, operacionalizando-os em temas, problemas, e questões de investigação específicas (OA2); Compreender e avaliar criticamente o potencial e risco da IA (Inteligência artificial) no contexto de um trabalho de I&D (OA3); Descrever os principais métodos e técnicas de recolha de dados qualitativos, identificar potencialidade,limitações, e questões éticas (OA4); Analisar e discutir um artigo científico (OA5); Elaborar (selecionar, desenhar, explicar, justificar e escrever) as etapas iniciais de uma proposta de investigação, adequada aos objetivos do trabalho doutoral a realizar (OA6). No final da UC, os estudantes terão desenvolvido competências transversais:pensamento crítico; análise e resolução de problemas; comunicação (escrita e oral); pesquisa e gestão de dados.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Dado os objectivos desta unidade curricular, a disciplina será lecionada em formato teórico-prático, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e participativos. As pessoas estudantes devem participar na leitura e discussão de artigos e capítulos de livros recomendados, nos exercícios propostos em sala de aula, assim como debates críticos sobre os projectos de investigação a desenvolver. A avaliação será individual, através de dois instrumentos: a recensão crítica de um artigo científico (50%) e a elaboração escrita e apresentação oral de uma pré-proposta do projeto de investigação doutoral, com enfoque nas etapas iniciais (50%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bertrand, I., & Hughes, P. (2017). Media Research Methods: Audiences, Institutions, Texts (2nd ed). Springer. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2022). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (Sixth edition). SAGE Flick, U. (2020). Introducing Research Methodology: Thinking Your Way Through Your Research Project. SAGE. Jensen, K. B. (Ed.). (2021). A handbook of media and communication research: Qualitative and quantitative methodologies (3rd edition). Routledge. Kumar, R. (2018). Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. SAGE. Lindlof, T. R., & Taylor, B. C. (2019). Qualitative communication research methods (4th ed). SAGE. Swann, P. (2021). The illustrated guide to the content analysis research project. Routledge, Taylor & Francis. Treadwell, D. F., & Davis, A. (2020). Introducing communication research: Paths of inquiry (4th edition). SAGE.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não