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Apresentação
Apresentação
É muito relevante no Terceiro Ciclo de Estudos em Direito a existência de uma unidade curricular de Estudos Avançados de Direito Empresarial. As áreas do Direito relacionadas com as empresas, caracterizam-se pelo seu dinamismo e pela sua evolução rápida, que é típica das sociedades de consumo que actuam nos mercados, pelo que importa dar a conhecer aos alunos o que se passa na actualidade, de modo a despertar o seu interesse para uma investigação mais profunda sobre estas matérias.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 7.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6231-22764
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução. 2. O modo de aquisição do direito à marca. 3. O exclusivo inerente à titularidade do direito à marca. 4. As (principais) limitações ao direito à marca. 5. A marca como objecto de propriedade. 6. A invalidade do registo (com a consequente perda do respectivo direito). 7. A caducidade do registo (com a consequente perda do respectivo direito). 8. Marca colectiva e marca de certificação ou garantia.
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Objetivos
Objetivos
É objectivo desta unidade curricular que os alunos adquiram conhecimentos mais profundos em temáticas do direito empresarial, de modo a prepará-los para, de forma independente, poderem fazer uma investigação independente sobre as matérias que sejam do seu interesse.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BENTLY, LIONEL /SHERMAN, BRAD, Intellectual Proprety Law, 4. ed., Oxford University Press, 2014. GONÇALVES, LUÍS COUTO, Manual de Direito Industrial, 6ª ed., Coimbra, Almedina, 2015. McCARTHY, J. THOMAS, Trade Marks and Unfair Competetion, 5. ed., New York, 2020. SERENS, M. NOGUEIRA, Marcas - Estudos, Coimbra, Gestlegal, 2023. / A monopolização da concorrência e a (re-)emergência da tutela da marca, Coimbra, Almedina, 2007. SILVA, PEDRO SOUSA E, Direito Industrial, 2.a ed., Coimbra, Almedina, 2019. STRÖBLE/HACKER/THIERING, Markengesetz Kommentar, 12. Aufl., 2018. VANZETTI, ADRIANO /DI CATALDO, VINCENZO, Manuale di Diritto Industriale, 8. ed., Milano, 2018.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não