-
Apresentação
Apresentação
Proporcionar uma visão geral sobre a evolução e o estado da investigação em Didáctica (Pedagogia) da Educação Física e do Desporto, bem como nas várias áreas do conhecimento que contribuem para a sua realização.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 15
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1108-1-12595
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O estado atual do conhecimento nas áreas da Educação Física e do Desporto: a. A investigação em ensino da Educação Física e do Desporto; b. A investigação em Ciências do Desporto – Treino Desportivo. 2. Os métodos de investigação na Educação Física e do Desporto a. As fontes de informação indexadas. b. A elaboração de projetos científicos: i. A fundamentação, a definição do objetivo e o método; ii. A preparação de projetos para instituições de financiamento. c. A aplicação do projeto: i. Controlo dos processos e recursos. d. A avaliação do projeto e os seus produtos finais: i. Análise de dados e resultados; ii. A discussão dos resultados; iii. A publicação em revistas indexadas; iv. A divulgação dos resultados à comunidade/sociedade.
-
Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular os estudantes: - identificam os diferentes modelos de investigação, assim como descrevem as premissas ontológicas e epistemológicas associadas aos modelos positivista, interpretativo e crítico na investigação pedagógica. - conhecem as bases teóricas associadas aos distintos paradigmas de investigação sobre o ensino da Educação Física e do desporto, nomeadamente: o paradigma presságio-processo-produto; o paradigma dos processos mediadores segundo uma perspectiva positivista e uma perspectiva cognitiva; o paradigma pensamento e acção do professor/treinador; e o paradigma ecológico. - conhecem os problemas, os procedimentos e as metodologias de recolha e tratamento de dados próprias de cada um dos paradigmas de investigação do ensino da Educação Física e do Desporto. - Conhecem as possibilidades, tendências e limitações da investigação em treino desportivo, da formação ao alto rendimento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ao se apresentarem as linhas de investigação dos docentes, procura-se criar uma ligação próxima com os pré-projectos que serão produzidos na UC do 2º semestre. Ao se criarem vários momentos de apresentação e “pitch” de ideias, dá-se a possibilidade ao aluno de consolidar ou repensar os seus pré-projectos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carreiro da Costa, F. (2008). Issues in Research on Teaching in Physical Education. In Jan Seghers and Hans Vangrunderbeek (Eds.), Physical Education Research. What is the Evidence? (pp. 11-25). Leuven : Acco Leuven/ Voorburg. Carreiro da Costa, F., Cloes, M. & Gonzalez, M. (2005). The Art and Science of Teaching in Physical Education and Sport. Lisboa: Edições.FMH. Kirk, D, Macdonald, D., & O¿Sullivan, M. (Eds.) (2006). Hanbook of Physical Education. London: Sage Publishing. Nevill, A., Atkinson, G. & Hughes, M. (2008). Ttwenty-five years of sport performance research in the Journal of Sports Sciences, 26(4), 413-26. Qi, J. & Ha, A. (2012). Inclusion in Physical Education: A review of Literature. International Journal of Disability, Development and Education, 59(3), 257-281. Tavares, A., Serpa, S., Horta, L. & Rosado, A., (2019). Psychosocial factors and performance enhancing substances in gym users: a systematic review. Revista de Psicologia del Deporte, 28(1), 131-142.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não