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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende constituir um espaço de reflexão e aprofundamento sobre a construção do conhecimento escolar no âmbito do modelo construído. Os movimentos epistemológicos de rutura com o modelo escolar serão discutidos, mobilizando os conceitos de tradição e inovação curricular. Por fim, abordar-se-ão os modelos pedagógicos decorrentes de modelos curriculares e os papel dos atores envolvidos no ensino-apresndizagem, sobretudo em relação aos professores a partir do conceito de profissionalidade docente. Com esta aboradagem, será possível aos alunos compreender a história das disciplinas e as consequências de uma "gramática da escola" para os papéis a desempenhar pelos seus atores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT482-25014
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A construção social da escola: a sua gramática a crise da escola 2. O conhecimento escolar e a sua organização: a história das disciplinas 3. Tradição e Inovação no Currículo a cultura de escola 4. O conhecimento escolar - sua constituição - o que conta como conhecimento válido? Processos de regulação e governação em educação 5. Os modelos pedagógicos e a sua relação com o conhecimento 6. A profissionalidade docente: composição e consolidação do conhecimento profissional
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Objetivos
Objetivos
Reconhecer as configurações e mandatos sociais atuais Analisar a construção e evolução da função social da escola Analisar a história das disciplinas e os movimentos epistemológicos de rutura Identificar diferentes modos de produção do conhecimento Refletir sobre a evolução do conceito de conhecimento Identificar processos de tradição na inovação e de inovação na tradição Analisar diferentes modos de organização do conhecimento escolar Compreender a história do currículo em Portugal Reconhecer os modos de regulação e governação em educação Identificar diversos modelos curriculares e pedagógicos Refletir sobre a construção da profissionalidade docente Analisar as funções docentes e a construção do conhecimento profissional
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, J. (1996). Ge¿nese e evoluc¿a¿o da organizac¿a¿o pedago¿gica e da administrac¿a¿o dos liceus. Uma investigac¿a¿o no cruzamento de va¿rias disciplinas. Ana¿lise Psicolo¿gica, 4(XIV), 487-506. Biesta, G. (2017). The Future of Teacher Education: Evidence, Competence or Wisdom?. In M. A. Peters, B. Cowie & I. Menter (Eds.), A Companion to Research in Teacher Education (pp. 435-453). Springer Canário, R (2008). A escola: das "promessas" às "incertezas. Educação Unisinos, 12(2), 73-81 Caillé, A. (2006). Présentation. Penser la crise de l’école. Revue du Mauss, 2(28), 5-40. Morais, A. M., Neves, I. P. & Ferreira, S. (2019). O currículo nas suas dimensões estrutural e interacional: perspetiva de Basil Bernstein. Práxis Educativa, 14(2), 405-431, https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.001 Tyack, D., & Tobin, W. (1994). The ‘‘grammar” of schooling: Why has it been so hard to change? American Educational Research Journal, 31(3), 453–479
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não