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Disciplina A Construção do Conhecimento Escolar: Tradição e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende constituir um espaço de reflexão e aprofundamento sobre a construção do conhecimento escolar no âmbito do modelo construído. Os movimentos epistemológicos de rutura com o modelo escolar serão discutidos, mobilizando os conceitos de tradição e inovação curricular. Por fim, abordar-se-ão os modelos pedagógicos decorrentes de modelos curriculares e os papel dos atores envolvidos no ensino-apresndizagem, sobretudo em relação aos professores a partir do conceito de profissionalidade docente. Com esta aboradagem, será possível aos alunos compreender a história das disciplinas e as consequências de uma "gramática da escola" para os papéis a desempenhar pelos seus atores.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A construção social da escola:           a sua gramática           a crise da escola 2. O conhecimento escolar e a sua organização: a história das disciplinas 3. Tradição e Inovação no Currículo             a cultura de escola 4. O conhecimento escolar - sua constituição - o que conta como conhecimento válido?             Processos de regulação e governação em educação 5. Os modelos pedagógicos e a sua relação com o conhecimento 6. A profissionalidade docente: composição e consolidação do conhecimento profissional
  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer as configurações e mandatos sociais atuais Analisar a construção e evolução da função social da escola Analisar a história das disciplinas e os movimentos epistemológicos de rutura Identificar diferentes modos de produção do conhecimento Refletir sobre a evolução do conceito de conhecimento Identificar processos de tradição na inovação e de inovação na tradição Analisar diferentes modos de organização do conhecimento escolar Compreender a história do currículo em Portugal Reconhecer os modos de regulação e governação em educação Identificar diversos modelos curriculares e pedagógicos Refletir sobre a construção da profissionalidade docente Analisar as funções docentes e a construção do conhecimento profissional  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barroso, J. (1996). Ge¿nese e evoluc¿a¿o da organizac¿a¿o pedago¿gica e da administrac¿a¿o dos liceus. Uma investigac¿a¿o no cruzamento de va¿rias disciplinas. Ana¿lise Psicolo¿gica, 4(XIV), 487-506.  Biesta, G. (2017). The Future of Teacher Education: Evidence, Competence or Wisdom?. In M. A. Peters, B. Cowie & I. Menter (Eds.), A Companion to Research in Teacher Education (pp. 435-453). Springer Canário, R (2008). A escola: das "promessas" às "incertezas. Educação Unisinos, 12(2), 73-81 Caillé, A. (2006). Présentation. Penser la crise de l’école. Revue du Mauss, 2(28), 5-40. Morais, A. M., Neves, I. P. & Ferreira, S. (2019). O currículo nas suas dimensões estrutural e interacional: perspetiva de Basil Bernstein. Práxis Educativa, 14(2), 405-431, https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.001 Tyack, D., & Tobin, W. (1994). The ‘‘grammar” of schooling: Why has it been so hard to change? American Educational Research Journal, 31(3), 453–479  
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