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Disciplina Questões Aprofundadas da Abordagem Transdiagnóstica da Psicopatologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta é uma UC basilar para a compreensão das perturbações emocionais e para a preparação de protocolos de intervenção clínica de acordo com os novos desenvolvimentos do paradigma cognitivo-comportamental de intervenção clínica, completo por isso alinhada com o `âmbito deste ciclo de estudos e sendo uma UC de base para o desenvolvimento e avanço científico nesta área do conhecimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    P1: Perspetiva categorial da psicopatologia e suas limitações CP2: Perspetiva transdiagnóstica das perturbações emocionais e seus fundamentos empíricos: a. Perspectiva Dimensional da psicopatologia: a abordagem HiTOP b. Estruturas latentes, fatores de vulnerabilidade e mecanismos comuns a várias perturbações emocionais c. Sistemas neurobiológicos e modelos dimensionais da psicopatologia CP3: Protocolo unificado para o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais (recolha de dados e formulação de caso; intervenção): a. Protocolo para adultos. b. Protocolo para adolescentes. c. Protocolo para crianças. CP4: Protocolos de avaliação e tratamento clínico online que adotam uma perspetiva transdiagnóstica. Tomada de decisão clínica e responsividade multidimensional 
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretede-se que individualmente e em grupo, nor formato escrito e oral, o/as estudantes consigam: OA1: Avaliar criticamente a perspetiva categorial da psicopatologia OA2: Integrar a abordagem transdiagnóstica numa perspetiva funcional e dimensional das perturbações emocionais assente no conhecimento acerca dos processos das estruturas latentes e seu fundamento neurobiológico OA3: Discutir as aplicações da abordagem transdiagnóstica na compreensão das perturbações emocionais e do comportamento motivado pela emoção OA4: Aplicar o protocolo unificado para o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais OA5: Analisar os protocolos desenvolvidos online para avaliação e intervenção em fatores transdiagnósticos OA6: Discutir a tomada de decisão clínica
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias adoptadas visam alcançar os OA de forma consistente, pelo que privilegiam metodologias de interação e questionamento em sala de aula
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barlow, D., & Farchione, T. (2018). Applications of the unified protocol for transdiagnostic Barlow, D., Farchione, T., Sauer-Zavala, S., Latin, H., Ellard, K., Bullis, J., ¿ Cassiello-Robbins, C. (2018). Unified protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders (2.ª ed.). NY: OUP. Frank, R., & Davidson, J. (2014). The transdiagnostic roadmap to case formulation and treatment Harvey, A., Watkins, E., Mansell, W., & Shafran, R. (2004). Cognitive behavioural processes across psychological disorders: A transdiagnostic approach to research and treatment. Oxford: OUP. Leahy, R., Tirch, D., & Napolitano, L. (2011). Emotion regulation in psychotherapy. NY: Guilford. Tulbure, B., Rusu, A., Sava, F., S¿l¿gean, N., & Farchione, T. (2018). A web-based transdiagnostic intervention for affective and mood disorders: randomized controlled trial. JMIR mental health, 5(2), e36.
INSCRIÇÃO AVULSO
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