-
Apresentação
Apresentação
A unidade Curricular visa a preparação do estudante para a prática da investigação e, em concreto, para a elaboração da investigação e tese final.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Anual | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT586-11556
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução aos métodos de investigação; 2. Identificação da singularidade; 3. Calculo sobre a gestão da complexidade; 4. Análise e diagnóstico da situação; 5. Formulação de perguntas de partida; 6. Encontro de "objetos" e objetivos; 7. Preparação e montagem de projeto de investigação; a. Requisitos (pergunta de partida, estado de arte, objetivos, resultados esperados); b. Programação; c. Monitorização; 8. O projeto de investigação, gestão e resultados 9. Entre o empírico e a teoria; 10.Entre a lógica e a coerência; 11.Gestão de projeto e gestão de desafios (os problemas e a sua resolução); 12.Resultados e sua disseminação; 13.Normas para a produção de trabalho científico; 14.A investigação em urbanismo - objetivos e necessidades.
-
Objetivos
Objetivos
São objetivos desta UC a preparação dos doutorandos para a prática da investigação em urbanismo explorando o sentido analítico - teórico e metodologicamente orientado - na observação dos factos urbanísticos e capacitando-o para a realização de trabalho de investigação. Assim, de acordo com a motivação pessoal para a realização do trabalho de investigação são objetivos desta UC: Preparar o doutorando para a definição de projetos, e seus limites; Capacitar para a construção conceptual estruturante; Sistematizar o trabalho com a construção de modelos teóricos e analíticos; Planear e desenvolver o projeto de investigação; Enfrentar os desafios da investigação de forma eficiente; Gerir um projeto de investigação- Tempo, recursos, resultados. Como grande objetivo esta UC visa capacitar o doutorando para elaborar trabalho de investigação (da montagem aos resultados) e para a disseminação de resultados obedecendo às teorias e práticas científicas na área do urbanismo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O acompanhamento dedicado a cada aluno, com a exploração dos seus temas de investigação para o desenvolvimento das tarefas necessárias à elaboração da tese. Para além da transmissão de conhecimento relativo à prática da investigação, conceitos e normas para a realização de investigação e comunicação de resultados, é abordada a questão específica a desenvolver pelo aluno no âmbito da sua investigação, motivando-o a integrar projetos de investigação em curso, ou auxiliar no desafio de criação de novos projetos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CRESWELL, John W. (2003), Research Design – qualitative, quantitative, and mixed methods approaches, Sage, Londres DOLBEC, André (2003),”A Investigação-Acção”, Investigação Social – da problemática à colheita de dados, GAUTHIER, Benoît (ed), Loures, Lusodidáctica, 483-512 FLICK, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisbao: Monitor FORTIN, Marie-Fabienne (2003), O processo de investigação, Loures: Lusociência GAUTHIER, Benoît (ed) (2003), Investigação Social – da problemática à colheita de dados, Loures, Lusodidáctica MACKIEWICZ. Marie-Piere (ed.) (2001), Practien et chercheur, Paris: L’Harmattan PERETZ, Henri (2000), Métodos em Sociologia, Lisboa, Temas e Debates. REY, Fernando (2005), Pesquisa Qualitativa e Subjectividade, São Paulo: Thomson SHAW, I., & Gould, N. (2001). Qualitative research in social work. Londres: Sage
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não