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Disciplina Desenho

  • Apresentação

    Apresentação

    Formação em desenho através do ensino direto e da prática dos alunos. Introduzir os processos de desenho e as competências técnicas utilizadas na prática da animação. Dotar os alunos de competências para explorar e concretizar a comunicação visual através de vários suportes de desenho.  Inicialmente com base na observação, utilizando técnicas de desenho formais e informais como no programa. - O trabalho é progressivo, começando pela qualidade do traço e da linha. O trabalho é progressivo; começando com a composição natural, perspetiva e proporção, aplicando as regras da perspetiva informal a assuntos reais e imaginários. Desenvolvimento de competências mais especificamente relacionadas com a prática da animação:  - consciência dos elementos gráficos, qualidade da linha, tom, textura, espaço positivo e negativo - utilização da geometria e da perspetiva, da proporção e da forma no desenvolvimento do quadro cinematográfico (composição e conceção espacial)  - narrativas visuais (pré-storyboading)
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição do conteúdo Desenho expressivo e experimental: Qualidade da linha, textura e tom Composição natural Consciência do plano da imagem e da profundidade ilusória Utilização de "sketchbooks" Desenho de observação: desenho de contorno; percepção do espaço positivo e negativo; percepção das relações (perspectiva e proporção) uz e sombra (técnicas de sombreamento) Regras de perspectiva informal para assuntos reais e imaginários Exercícios de desenho para animação Geometria e perspectiva aplicadas ao enquadramento e movimento dentro do enquadramento Proporção e forma de expressão humana Projectos temáticos em que os estudantes têm de aplicar exercícios técnicos e teoria cinematográfica a projectos criativos pessoais. Construção de Narrativas Visuais (utilizando elementos nov e do programa anterior)
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade proporcionar uma introdução exploratória ao desenho que garanta aos estudantes os conhecimentos necessários para comunicação visual através de práticas artísticas Capacidade de comunicar de forma eficaz ambientes, espaços e objectos/sujeitos, reais ou imaginários, através do uso de registos desenhados que respeitem regras de representação à mão levantada. Possibilidade de comunicar, através de representação desenhada com rigor geométrico, formas, dimensões e peculiaridades de espaços e objectos, de acordo com normas vigentes aplicáveis ao contexto da produção de conteúdos em animação. Compreender e desenvolver a relação entre o desempenho técnico e a criatividade. Explorar estilo e técnica para desenvolver ou ganhar abordagens e estilos individuais (dependendo dos níveis de habilidade e experiência individuais).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC as metodologias inovadoras estão na vanguarda do processo de ensino-aprendizagem. A combinação de teoria e exercícios práticos que permitem aos alunos explorar e desafiar ideias preconcebidas sobre o campo da animação são em si processos inovadores. Esta UC fornece contextos de prática contemporâneos e históricos, e os estudantes são encorajados a aprender com eles, assim como a conceber os seus próprios processos de investigação e experimentação. Isto é feito através de uma metodologia de teste de teorias conhecidas juntamente com práticas e abordagens experimentais. Utilizando a pesquisa individual para desenvolvimento de temas e histórias visuais e assim como o trabalho de grupo para testar ideias e encorajar a colaboração.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Obras Impressas Stanchfield, Walt  (2013)- Drawn to Life: 20 Golden Years of Disney Master Classes. Volume 1: The Walt Stanchfield Lectures. London:Routledge. Hahn Don (ed). Edwards, Betty - ( 2012.) Drawing on the Right Side of the Brain Workbook. The Definitive, 4 edition. US:TarcherPerigee Wells, Paul - Drawing for Animation. Edição. UK:Bloomsbury Publishing Plc. 2008. Book. Series;Basics Animation. Canemaker, John (2006).- Paper Dreams: The Art And Artists Of Disney Storyboard.  New York:Disney Editions; 2nd edition   BLOCK, B., (2008)The Visual Story, Second Edition: Creating the Visual Structure of Film, TV and Digital Media 2nd Edition. Oxford: Focal Press Chelsea, David (1997)- Perspective For Comic Book Artists US:Watson-Guptill. Also published on line (2000) https://archive.org/details/PerspectiveForComicBookArtists/page/n7/mode/2up Paez , Sergio.  Jew, Anson (2012) Professional Storyboarding: Rules of Thumb. Focal Press; 1st edition    
INSCRIÇÃO AVULSO
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