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Disciplina Animação 3D

  • Apresentação

    Apresentação

    Dar a conhecer as possibilidades técnicas de animação 3D para o cenário das artes e do audiovisual. Profissionalizar os alunos no uso de aplicações digitais de animação tridimensional, para que livre e criativamente possam desenvolver os projectos da disciplina com a qualidade exigida no mercado audiovisual. Incentivo à exploração criativa e artística do processo de animação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO 3D Timing and spacing Frame rate Criação de keyframes no time slider, channel box e graph editor Relação entre o graph editor e o channel box Movimento linear e não linear Alteração do comportamento da animação através das tangentes Non-weighted tangents, weighted tangents e break tangents Ciclos infinitos Navegação no time slider ANIMAÇÃO DE UMA BOLA I Curvas e tangentes Resolução da animação Playblast ANIMAÇÃO DE UMA BOLA II Overlapping action Antecipation Parent com grupo e constraint MOTION PATHS Automatismos de animação e animação por keyframes DEFORMERS I Cluster Lattice DEFORMERS II Flow path object Wrap Wire ANIMAÇÃO PROCEDIMENTAL I Blendshapes Connection editor Set driven key ANIMAÇÃO PROCEDIMENTAL II Constraints Joints RIGGING I Joints IK handle RIGGING II Bind Spline IK DYNAMICS Active and passive rigid bodies Fields
  • Objetivos

    Objetivos

    Aprendizagem de conceitos e técnicas de animação digital tridimensional que permitam aplicar conteúdos narrativos em projectos de animação para cinema, publicidade e outros suportes multimédia. Conhecimento do módulo de animação da ferramenta usada na disciplina (Autodesk Maya). Apreender noções e desenvolver aptidões de ritmo, tempo e estilo de animação, reforçando a componente criativa e artística do trabalho individual desenvolvido na disciplina.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas Teórico-prácticas estruturadas por uma primeira parte de ensino programático seguido de exercício prático com aplicação dos conteúdos. ESTRUTURA GERAL DAS AULAS Breve revisão da matéria da aula anterior Enunciado dos conhecimentos a adquirir Ilustração dos objectivos a atingir no final da aula (filme exemplificativo) Conteúdo programático (~1,5 horas) Exercício prático de aplicação da matéria (~1,5 horas) Dúvidas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Williams, R. (2012, September 25). The Animator’s Survival Kit (4th ed.). Farrar, Straus and Giroux. Murdock, K. (2021, August 18). Autodesk Maya 2022 Basics Guide (1st ed.). SDC Publications.
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