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Apresentação
Apresentação
Dar a conhecer as possibilidades técnicas de animação 3D para o cenário das artes e do audiovisual. Profissionalizar os alunos no uso de aplicações digitais de animação tridimensional, para que livre e criativamente possam desenvolver os projectos da disciplina com a qualidade exigida no mercado audiovisual. Incentivo à exploração criativa e artística do processo de animação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-15785
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO 3D Timing and spacing Frame rate Criação de keyframes no time slider, channel box e graph editor Relação entre o graph editor e o channel box Movimento linear e não linear Alteração do comportamento da animação através das tangentes Non-weighted tangents, weighted tangents e break tangents Ciclos infinitos Navegação no time slider ANIMAÇÃO DE UMA BOLA I Curvas e tangentes Resolução da animação Playblast ANIMAÇÃO DE UMA BOLA II Overlapping action Antecipation Parent com grupo e constraint MOTION PATHS Automatismos de animação e animação por keyframes DEFORMERS I Cluster Lattice DEFORMERS II Flow path object Wrap Wire ANIMAÇÃO PROCEDIMENTAL I Blendshapes Connection editor Set driven key ANIMAÇÃO PROCEDIMENTAL II Constraints Joints RIGGING I Joints IK handle RIGGING II Bind Spline IK DYNAMICS Active and passive rigid bodies Fields
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Objetivos
Objetivos
Aprendizagem de conceitos e técnicas de animação digital tridimensional que permitam aplicar conteúdos narrativos em projectos de animação para cinema, publicidade e outros suportes multimédia. Conhecimento do módulo de animação da ferramenta usada na disciplina (Autodesk Maya). Apreender noções e desenvolver aptidões de ritmo, tempo e estilo de animação, reforçando a componente criativa e artística do trabalho individual desenvolvido na disciplina.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas Teórico-prácticas estruturadas por uma primeira parte de ensino programático seguido de exercício prático com aplicação dos conteúdos. ESTRUTURA GERAL DAS AULAS Breve revisão da matéria da aula anterior Enunciado dos conhecimentos a adquirir Ilustração dos objectivos a atingir no final da aula (filme exemplificativo) Conteúdo programático (~1,5 horas) Exercício prático de aplicação da matéria (~1,5 horas) Dúvidas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Williams, R. (2012, September 25). The Animator’s Survival Kit (4th ed.). Farrar, Straus and Giroux. Murdock, K. (2021, August 18). Autodesk Maya 2022 Basics Guide (1st ed.). SDC Publications.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não