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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende fornecer e motivar os alunos para a criação de ambientes 3D, com um look mais artístico. Através do software Autodesk Maya, como principal ferramenta de construção, é proposto um conjunto de conhecimentos e técnicas que vão desde a modelação 3D (parte II) a processos de texturização, criação de ambientes de luz e pós-produção de projetos 3D. Ao longo deste percurso o aluno terá de propor e realizar um cenário 3D para um possível projeto de animação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT613-17036
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Modelação 3D poligonal (II) Retopologia de uma geometria 3D: de High poly mesh para low/middle poly mesh. Aplicação de deformações, através de texturas, em geometria 3D. Edição de UVs (parte II) Utilização do material Toon shader (Arnold Render). Continuação com a criação de materiais compostos para Arnold Render. Criação de shading networks compostos para aplicação de efeitos de contorno em geometria. Criação de ambientes de luz: exterior e semi-interior. Preparação de um projeto de render para pós-produção ¿ Maya render Layers.
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Objetivos
Objetivos
Aplicação de metodologias e técnicas de modelação 3D, no sentido de criar uma geometria otimizada para renderização. Retopologia de geometria 3D. Utilização de deformadores no processo de modelação 3D. Aprofundamento na edição de UVs para geometria. Criação de texturas, recorrendo a mapas UV. Criação de um look cartoon através da utilização do Toon Shader (Arnold Render) Criação de um ambiente interior e exterior de luz. Aprofundamento do motor de render Arnold. Criação e gestão de um projeto de rendering para pós-produção. Aplicação de imagens de fundo em ambientes 3D. Pós-produção de um projeto 3D.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização da plataforma discord como applicação para acompanhamento e exposição de questões extra aulas. Videos Tutoriais e documentos de apoio. Forte componente projetoral.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Murdock, L. Kelly (2017). Autodesk Maya 2017 Basics Guide. SDC Publications. Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation (1st ed.). Focal Press. Kerlow, I. (2009). The Art of 3D Computer Animation and Effects (4th ed.). Wiley. Katatikarn, J., & Tanzillo, M. (2016). Lighting for Animation: The Art of Visual Storytelling (1st ed.). Routledge. Birn, J. (2006). Digital Lighting and Rendering. New Riders Demers, O. (2001). Digital Texturing & Painting (1st ed.). New Riders. Sites recomendados: https://help.autodesk.com/view/MAYAUL/2020/ENU/ https://area.autodesk.com/all/tutorials/maya/ https://docs.arnoldrenderer.com/display/A5AFMUG/Arnold+for+Maya+User+Guide
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não