filmeu

Disciplina Modelação 3D II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende fornecer e motivar os alunos para a criação de ambientes 3D, com um look mais artístico. Através do software Autodesk Maya, como principal ferramenta de construção, é proposto um conjunto de conhecimentos e técnicas que vão desde a modelação 3D (parte II) a processos de texturização, criação de ambientes de luz e pós-produção de projetos 3D. Ao longo deste percurso o aluno terá de propor e realizar um cenário 3D para um possível projeto de animação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Modelação 3D poligonal (II) Retopologia de uma geometria 3D: de High poly mesh para low/middle poly mesh. Aplicação de deformações, através de texturas, em geometria 3D. Edição de UVs (parte II) Utilização do material Toon shader (Arnold Render). Continuação com a criação de materiais compostos para Arnold Render. Criação de shading networks compostos para aplicação de efeitos de contorno em geometria. Criação de ambientes de luz: exterior e semi-interior. Preparação de um projeto de render para pós-produção ¿ Maya render Layers.    
  • Objetivos

    Objetivos

    Aplicação de metodologias e técnicas de modelação 3D, no sentido de criar uma geometria otimizada para renderização. Retopologia de geometria 3D. Utilização de deformadores no processo de modelação 3D. Aprofundamento na edição de UVs para geometria. Criação de texturas, recorrendo a mapas UV. Criação de um look cartoon através da utilização do Toon Shader  (Arnold Render) Criação de um ambiente interior e exterior de luz. Aprofundamento do motor de render Arnold. Criação e gestão de um projeto de rendering para pós-produção. Aplicação de imagens de fundo em ambientes 3D. Pós-produção de um projeto 3D.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização da plataforma discord como applicação para acompanhamento e exposição de questões extra aulas. Videos Tutoriais e documentos de apoio. Forte componente projetoral.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Murdock, L. Kelly (2017). Autodesk Maya 2017 Basics Guide. SDC Publications. Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation (1st ed.). Focal Press. Kerlow, I. (2009). The Art of 3D Computer Animation and Effects (4th ed.). Wiley. Katatikarn, J., & Tanzillo, M. (2016). Lighting for Animation: The Art of Visual Storytelling (1st ed.). Routledge. Birn, J. (2006). Digital Lighting and Rendering. New Riders Demers, O. (2001). Digital Texturing & Painting (1st ed.). New Riders.   Sites recomendados: https://help.autodesk.com/view/MAYAUL/2020/ENU/ https://area.autodesk.com/all/tutorials/maya/ https://docs.arnoldrenderer.com/display/A5AFMUG/Arnold+for+Maya+User+Guide      
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios