filmeu

Disciplina Atelier de Leitura Dramática II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade enfatiza o envolvimento crítico com a linguagem, os temas e a dramaturgia de Shakespeare, ao mesmo tempo que incentiva a aplicação de abordagens teóricas contemporâneas. Os alunos são apresentados aos contextos culturais e políticos do início da era moderna, incluindo questões de género, poder, raça e identidade, que continuam a ser relevantes nas reinterpretações e performances modernas das obras de Shakespeare. Ao longo da unidade, os alunos desenvolverão competências de análise, argumentação, pesquisa e interpretação criativa. Será dada atenção à influência cultural contínua da dramaturgia de Shakespeare e às diversas formas como os seus textos são adaptados para o palco e para o ecrã dos nossos dias.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1: Introdução à história e ao contexto literário de Shakespeare 2: The Merchant of Venice 3: A Midsummer Night’s Dream 4: Hamlet 5: Antony and Cleopatra 6: Conclusões e Argumentos finais
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo deste curso é oferecer uma análise crítica de quatro peças de William Shakespeare: The Merchant of Venice (O Mercador de Veneza), A Midsummer Night's Dream (Sonho de Uma Noite de Verão), Hamlet e Antony and Cleopatra (António e Cleópatra). Através do estudo das suas personagens, temas, símbolos e contexto histórico, os alunos deverão ser capazes de compreender melhor a relevância dessas obras no quadro alargado da história literária e dramatúrgica em particular. A exposição às obras dependerá de uma leitura integral das mesmas, devendo as aulas criar bases de exposição dos alunos a essa condição matricial de contacto com o seu autor.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino de Shakespeare pode apresentar desafios únicos para os alunos modernos, incluindo a complexidade linguística, a distância histórica e a perceção de inacessibilidade. Em resposta, este curso adota uma gama de metodologias inovadoras concebidas para aumentar o envolvimento, aprofundar a compreensão e promover a aprendizagem crítica e reflexiva. Estes métodos apoiam diversos estilos de aprendizagem e estão alinhados com as melhores práticas pedagógicas contemporâneas no ensino da literatura.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Shakespeare, William. The Merchant of Venice. Edited by John Drakakis, Arden Shakespeare, Third Series, Bloomsbury, 2010. Shakespeare, William. A Midsummer Night’s Dream. Edited by Sukanta Chaudhuri, Arden Shakespeare, Third Series, Bloomsbury, 2017. Shakespeare, William. Hamlet. Edited by Ann Thompson and Neil Taylor, Arden Shakespeare, Third Series, Bloomsbury, 2006. Shakespeare, William. Antony and Cleopatra. Edited by John Wilders, Arden Shakespeare, Second Series, Bloomsbury, 1995. The Norton Shakespeare (ed. Stephen Greenblatt et al.)   
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios