filmeu

Disciplina Corpo e Movimento IV

  • Apresentação

    Apresentação

    1.Improvisação e Composição Física. 2.Consciencialização do corpo e compreensão do funcionamento da preparação do actor na prática de improvisação e composição. 3.Exploração teórica/prática das várias abordagens físicas de Improvisação e Composição Teatral. 4.Relação espacial, forma, gesto, tempo, duração, resposta cinestética, arquitectura e repetição. 5.Técnicas de dança contemporânea (release). 6.Contact Improvisation (técnica) e Método de Feldenkrais. 7.Desenvolvimento duma composição teatral a partir de materia dada nas aulas. 8.Reflexões:desenvolvimento de relatórios escritos e verbais a partir do trabalho desenvolvido.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Corpo: Consciencialização corporal Alinhamento Verticalidade Força Flexibilidade Coordenação Eixo corporal 2. Espaço: Planos Direções Níveis Trajetórias Trabalho no chão  3. Tempo: Timing Duração Velocidade Ataque Fraseamento Curto e longo  4. Dinâmica: Acentuação Alternância de energia 5. Ações: Locomotoras: Deslocamentos, saltos, quedas e voltas Não locomotoras: Fletir, Alongar, Tremer, Balancear, Torcer. Oscilar 6. Improvisação: Exploração de um tema e interpretação  Improvisação a partir de vários estímulos.  7. Composição e Interpretação: Trabalhar o lado técnico e emocional de cada um, a partir da construção de uma sequência de movimentos. Apresentação de trabalhos performativos práticos e teóricos.
  • Objetivos

    Objetivos

    a)Aprofundar e desenvolver os conhecimentos de um treino fisico, especifico e contemporâneo na área de movimento e suas aplicações. b)Criar, improvisar e desenvolver trabalhos a partir de temas e estímulos teatrais e criativos. c) Compreender e desenvolver processos de improvisação e composição d)Observar, analisar e articular a experiência prática pessoal num colectivo (oral e documental). e)Explorar a questão somática na ligação da prática do Método de Feldenkrais f)Aplicar noções de dança contemporânea e contacto improvisação..
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de video. Visualizar trabalho de vários artistas, assim como, fazer /realizar trabalhos em video arte.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bartenieff, Irmgard e Dori Lewis. (1980). Body Movement ;Coping with the environment. Nova Iorque: Gordon and Breach Science Publishers. Donnelan, D. (2002). The actor and the target. London: Nick Hern Books. Feldenkrais, Moshe (1977)- Consciência Pelo Movimento- Editor Summus. Gil. José (2001)-Movimento Total- O corpo e a Dança;tradução de Miguel Serras Pereira; Relógio D´Água Editores. Newlove, Jean (1993). Laban for Actors and Dancers. London: Nick Hern Books. Assis, Maria; Gomes,E. X.;Pereira, Judith Silva e Pires,A.L.O.(2017). 10X10-Ensaios entre Arte e Educação.Fundação Calouste Gulbenkian. Tavares, Gonçalo M. (2018). Livro da Dança, projecto para uma poética de movimento; Relógio D´Água Editores. Hallensleben, Markus (2010). Performative Body Spaces Corporeal Topographies in Literature, Theatre, Dance, and the Visual Arts. ©Editions Rodopi B.V., Amsterdam - New York, NY 2010
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios