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Apresentação
Apresentação
1.Improvisação e Composição Física. 2.Consciencialização do corpo e compreensão do funcionamento da preparação do actor na prática de improvisação e composição. 3.Exploração teórica/prática das várias abordagens físicas de Improvisação e Composição Teatral. 4.Relação espacial, forma, gesto, tempo, duração, resposta cinestética, arquitectura e repetição. 5.Técnicas de dança contemporânea (release). 6.Contact Improvisation (técnica) e Método de Feldenkrais. 7.Desenvolvimento duma composição teatral a partir de materia dada nas aulas. 8.Reflexões:desenvolvimento de relatórios escritos e verbais a partir do trabalho desenvolvido.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1977-15454
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Corpo: Consciencialização corporal Alinhamento Verticalidade Força Flexibilidade Coordenação Eixo corporal 2. Espaço: Planos Direções Níveis Trajetórias Trabalho no chão 3. Tempo: Timing Duração Velocidade Ataque Fraseamento Curto e longo 4. Dinâmica: Acentuação Alternância de energia 5. Ações: Locomotoras: Deslocamentos, saltos, quedas e voltas Não locomotoras: Fletir, Alongar, Tremer, Balancear, Torcer. Oscilar 6. Improvisação: Exploração de um tema e interpretação Improvisação a partir de vários estímulos. 7. Composição e Interpretação: Trabalhar o lado técnico e emocional de cada um, a partir da construção de uma sequência de movimentos. Apresentação de trabalhos performativos práticos e teóricos.
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Objetivos
Objetivos
a)Aprofundar e desenvolver os conhecimentos de um treino fisico, especifico e contemporâneo na área de movimento e suas aplicações. b)Criar, improvisar e desenvolver trabalhos a partir de temas e estímulos teatrais e criativos. c) Compreender e desenvolver processos de improvisação e composição d)Observar, analisar e articular a experiência prática pessoal num colectivo (oral e documental). e)Explorar a questão somática na ligação da prática do Método de Feldenkrais f)Aplicar noções de dança contemporânea e contacto improvisação..
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de video. Visualizar trabalho de vários artistas, assim como, fazer /realizar trabalhos em video arte.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bartenieff, Irmgard e Dori Lewis. (1980). Body Movement ;Coping with the environment. Nova Iorque: Gordon and Breach Science Publishers. Donnelan, D. (2002). The actor and the target. London: Nick Hern Books. Feldenkrais, Moshe (1977)- Consciência Pelo Movimento- Editor Summus. Gil. José (2001)-Movimento Total- O corpo e a Dança;tradução de Miguel Serras Pereira; Relógio D´Água Editores. Newlove, Jean (1993). Laban for Actors and Dancers. London: Nick Hern Books. Assis, Maria; Gomes,E. X.;Pereira, Judith Silva e Pires,A.L.O.(2017). 10X10-Ensaios entre Arte e Educação.Fundação Calouste Gulbenkian. Tavares, Gonçalo M. (2018). Livro da Dança, projecto para uma poética de movimento; Relógio D´Água Editores. Hallensleben, Markus (2010). Performative Body Spaces Corporeal Topographies in Literature, Theatre, Dance, and the Visual Arts. ©Editions Rodopi B.V., Amsterdam - New York, NY 2010
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não