filmeu

Disciplina Transtextualidades

  • Apresentação

    Apresentação

    Abordagem global e disciplinar das realções entre campos da criação - texto, imagem, som, artes performativas - e as relações formais, semânticas e políticas que estabelecem entre si na modernidade e no presente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Noção de transtextualidade A função das imagens e dos textos (comparação).  As formas transversais de criação Multitextualidade, intertextualidade e transtextualidade.  Hipertexto: transferências e transposições, palimpsesto Regimes sincréticos e aestésicos Regimes de transposição e contaminações disciplinares contemporâneas. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Reconhecer os vários modos de interação entre campos artísticos que constituem o sistema da arte contemporânea e reconhecer as diferentes práticas e áreas artísticas de intervenção, multidisciplinares, interdisciplinraes e transdisciplinares contemporâneas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visionamento de trabalhos da arte contemporânea em aula e participação no ciclo de talks GREAT ARTISTS ON CAMPUS analisado comparativamente em aula. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BABO, M. A. (1993). A escrita do Livro. Lisboa: Vega. BARTHES, R. (2004). O Rumor da Língua. S. Paulo: Martins Fontes BERGER, J. (1980). Modos de ver. Lisboa: Ed.70. BERGER, J. (2003). Sobre o olhar. Barcelona: Gustavo Gili. BERTHET, D. (1998). Art et appropriation. Point-à-Pitre: Centre d' Etudes et de Recherches en Esthétiques et Arts Plastiques EVANS, D. (2009), Appropriation. London: Whitechapel; Cambridge: The MIT Press. FOUCAULT, M. (1988) Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. FOUCAULT, M. (1992). O que é um autor?. Lisboa: Vega GENETTE, G. (1997), Palimpsests: Literature in the Second Degree (Stages). University of Nebraska Press. GENETTE, G. (1986). Introdução ao arquitexto. Lisboa: Vega. GIL, J. (2005). Sem Título. Lisboa: Relógio d'Água. HUTCHEON, L. (1985). A Theory of Parody. The Teachings of Twentieth-Century Art Forms, N.Y. and London: Methuen LIPMAN, J., MARSHALL, R. (1978). Art about Art. NY: Whitney Museum "  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios