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Apresentação
Apresentação
A disciplina está focada nos mecanismos subjacentes ao processo doença e nas alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas através das quais esta se manifesta. È importante compreender os mecanismos envolvidos em caso de doença, estudar os padrões de diversas doenças e estabelecer uma associação entre os factores causadores da doença e as características fenotípicas e/ou morfológicas de cada uma delas. . O conhecimento dos mecanismos por detrás dos sintomas observados de uma doença é fundamental para conseguir iniciar a investigação de um tratamento.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT101-16619
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 -Resposta celular ao stress e a estímulos tóxicos. Adaptação vs. apoptose 2 -Renovação, regeneração e reparação dos tecidos 3 - Alterações hemodinâmicas e de homeostase 4 - A arquitetura genética e a análise molecular 5 - Sistema Imunitário e as Imunodeficiências 6 - Neoplasia e carcinogénese 7 - Doenças de origem nutricional e ambiental
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Objetivos
Objetivos
Dar a conhecer a resposta celular a vários tipos de estímulos lesivos com revisão de conceitos básicos da Biologia. Compreender os mecanismos envolvidos em caso de doença. Estudar os padrões de diversas doenças e estabelecer uma associação entre os factores causadores da doença e as características fenotípicas e/ou morfológicas de cada uma delas. Os alunos deverão adquirir competências ao nível do conhecimento da patologia geral que inclua as bases patológicas das doenças, as respostas celulares a vários estímulos endógenos e exógenos, os mecanismos de renovação, regeneração e reparação dos tecidos, as alterações hemodinâmicas e de homeostase, a arquitetura genética e a análise molecular, as alterações do sistema imunitário, a carcinogénese e as doenças nutricionais e ambientais. Assim sendo estarão aptos a relacionar a morfologia da lesão com o estímulo lesivo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Resolução de problemas em contexto laboratorial. Introduzir filmes e demonstrações no Programa Integração dos contéudos programáticos a outras situações de diagnósticos
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Kumar, V., Abbas, A.K. and Aster, J.C. (2020). Robbins and Cotran Pathologic Basis of Diseases. 20th Ed. Elsevier Health Sciences - Guyton, A.C. (2000). Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6th Ed. Nova Guanabara. - Outros artigos científicos (actuais) e capítulos de livros relevantes serão cedidos pelos docentes sempre que considerado necessário. Other papers (current) and relevant book chapters will be assigned by teachers whenever deemed necessary.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não