-
Apresentação
Apresentação
Esta é uma Unidade Curricular complementar para a formação de um biólogo, com incidência ao nível do ordenamento, gestão e conservação dos ecossistemas e que procura equilibrar duas vertentes de natureza distinta: uma de planeamento e outra ambiental. Trata-se de uma UC de índole transversal, com um enfoque especial nas várias componentes biológicas, mas em que os restantes descritores ambientais são também abordados com algum pormenor e de forma integrada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT101-7720
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Estudo dos Impactos Ambientais e à Monitorização Ambiental - Impacto Ambiental - Monitorização Ambiental 2. Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) - Aspectos Históricos e Processuais - Estudos de Impacto Ambiental (EIA’s) - Pós-Avaliação - Análise dos Principais Tipos de Projectos Sujeitos a AIA - Estudos de Caso 3. Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) 4. Actividades e Acontecimentos Geradores de Impactos Ambientais Não Sujeitos a Processo de AIA - Exploração de Recursos Biológicos em Meio Natural - Acontecimentos Catastróficos 5. Programas de Monitorização Ambiental (PMA) Exógenos ao Processo de AIA - Monitorização Ambiental à Escala Mundial - Monitorização Ambiental em Portugal Aulas Práticas: - Aspectos práticos para a execução de um Estudo de Impacto Ambiental e de um Relatório de Monitorização, especialmente no que diz respeito às componentes biológicas. - Saídas de campo para observação de projectos de desenvolvimento em fase de construção e exploração.
-
Objetivos
Objetivos
Capacidade para participação em qualquer fase do processo de Avaliação de Impacto Ambiental, incluindo a elaboração, acompanhamento e avaliação de Estudos de Impacto Ambiental e de Programas de Monitorização Ambiental de projectos de desenvolvimento. Capacidade para elaboração, acompanhamento e avaliação de outros Estudos de Monitorização Ambiental. Capacidade para desenvolvimento, acompanhamento e análise de Estudos de Avaliação Ambiental Estratégica. Capacidade para intervir em grupos multidisciplinares de decisão sobre questões relacionadas com o ambiente e o desenvolvimento sustentável. Capacidade para integrar conceitos de diferentes áreas ambientais. Formação na recolha, análise e tratamento de dados ambientais, com especial destaque para as componentes biológicas. Aptidão para elaborar relatórios e pareceres técnicos. Estas competências podem ser aplicadas em áreas como o planeamento e o desenvolvimento, o ambiente ou a conservação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Durante o processo de aprendizagem os alunos trabalharão de forma interdisciplinar, integrando o conhecimento adquirido em outras UCs e aplicando-o diretamente aos conteúdos leccionados. Serão disponibilizadas diversos conteúdos e ferramentas de aprendizagem para além dos leccionados em aula que permitirão aos alunos mais autonomia na aquisição de conhecimentos relacionados com os conteúdos da UC. Sempre que possível serão realizadas saídas de campo para os alunos porem em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. Também serão convidados especialistas das diferentes áreas do Impacto e Monitorizacão Ambiental para apresentarem casos de estudo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barrow, C.J. (1997). Environmental and social impact assessment. Arnold, London, 310 p. Glasson, J., R. Therivel & A. Chadwick (2005). Introduction to environmental impact assessment. 3rd Ed. Routledge, London, 423 p. Morris, P. & R. Therivel (2001). Methods of environmental impact assessment. 2nd Ed. Spon Press, London, 492 p. Partidário, M.R. & J. Jesus (1994). Avaliação do impacte ambiental. Centro de Estudos de Planeamento e Gestão do Ambiente, Lisboa, 589 p. Santos Oliveira, J.F. (2005). Gestão ambiental. Lidl, Lisboa, 344 p. Treweek, J. (1999). Ecological impact assessment. Blackwell, Oxford, 351 p
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não