-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular foca o desenvolvimento dos conhecimentos do funcionamento do cérebro, fazendo referência aos avanços técnicos que permitem a avaliação e percepção da função neural. Engloba os domínios da biologia celular e bioquímica. É uma UC importante, como matéria basilar para estudos pós-graduados em neurociências.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT2532-4537
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Breve perspectiva histórica do conhecimento da função nervosa 2. Métodos de exploração da função neural 3. Organização do sistema nervoso 4. A comunicação entre neurónios - a sinapse 5. Sistemas de interacção com o Mundo 6. O cérebro cognitivo 7. Mecanismos celulares e alterações neuronais envolvidas no aparecimento e desenvolvimento de algumas doenças do sistema nervoso 8. Sistema neuro-endócrino: hormonas, mecanismos secretores, circuitos endócrinos. Principais órgãos do sistema endócrino e neuro-endócrino.
-
Objetivos
Objetivos
O programa desta Unidade Curricular foca o desenvolvimento dos conhecimentos do funcionamento do cérebro, fazendo referência aos avanços técnicos que permitem a avaliação e percepção da função neural. Na Neurobiologia será também estudada a organização funcional do sistema nervoso: sistema nervoso central, sistema nervoso periférico, neurónios e células da glia. De uma perspectiva celular e molecular, será dada particular atenção à estrutura do neurónio e à forma de comunicação entre os vários neurónios, a sinapse, bem como à capacidade de comunicação entre os neurónios e as células da glia. Relativamente às sinapses, serão estudados os diferentes tipos de neurotransmissores envolvidos, bem como os seus efeitos celulares e fisiológicos. Os mecanismos de interacção e interpretação do Mundo sensoriais e cognitivos serão igualmente debatidos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para além da exposição oral da componente teórica, inclui-se convite a especialistas para falarem sobre esta temática. A componente teórico-prática complementará com exercícios apropriados e vídeos a componente teórica
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Cacioppo, J., Tassinary, L. & Berntson, G. (2007). Handbook of Psychophysiology. Cambridge University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não