-
Apresentação
Apresentação
A Enzimologia dedica-se ao estudo de enzimas, da sua cinética, estrutura e função, bem como a sua relação com outros enzimas. Enzimas são proteínas globulares biológicas responsáveis por milhares de reações metabólicas que sustentam a vida e funcionam como catalisadores para facilitar reações dentro da célula. O estudo das enzimas é de grande importância prática, seja na área da saúde, quando algumas deficiências genéticas podem levar a alterações enzimáticas, comprometendo funções vitais, os enzimas têm sido usados como drogas para o tratamento de doenças genéticas; na engenharia genética, diversas enzimas isoladas de diferentes fontes são usadas como uma ferramenta biológica; na indústria (farmacêutica , onde algumas enzimas são utilizadas na produção de antibióticos em larga escala ; alimentícia: laticínios, amido, cerveja, vinho ; produtos de limpeza: detergentes para a roupa, detergentes para a loiça).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2532-7716
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução e aspectos históricos. Porquê o uso de enzimas e sua aplicabilidade. 2. Enzimas como biocatalisadores.Tipos de cofactores. Interacção com o substrato. 3. Energia de ativação. Teoria do estado de transição. 4. Classificação dos Enzimas. 5. Aspecto práticos: Ensaios contínuos e descontínuos. Ensaios stopped, diretos, indiretos e acoplados. Unidades enzimáticas. 6. Cinética de Michaelis-Menten. Modelo de aproximação rápida de Equilíbrio. Modelo de aproximação do estado estacionário. Propriedades da lei de velocidade de Michaelis-Menten. 7. Modelos de análise: Lineweaver-Burk, Hanes-Woolf , Eadie-Hofstee e Eisenthal, Cornish-Bowden.Determinação de Vmax KM. 8. Estudo do efeito do pH e da temperatura na atividade enzimática. 9. Tipos de inibição: competitiva, naõ competitiva, mista (anti-competitiva). 10. Mecanismos enzimáticos : aleatório, ordenado e ping-pong. 11. Cooperatividade. Modelo de Monod Wyman e Changeux (MWC) e Modelo de Koshland - Encaixe induzido.
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Enzimologia tem como objectivo dar ao aluno uma visão geral sobre os principios de cinética enzimática, focando-se na enzima como biocatalizador, que diminui a energia de activação de uma reacção química, constituição do centro activo e o tipo de cofactores que podem estar presentes numa enzima. Esta UC tem também como objectivo ensinar as várias metodologias experimentais usadas no estudo da cinética enzimática e os vários modelos e mecanismos catalíticos, recorrendo a exemplos da literatura. O aluno para além de aprender estes conceitos na aulas teóricas terá a possibilidade de realizar um estudo cinético de uma enzima, tendo que analisar de forma critica os dados experimentais obtidos, o que lhe irá permitir desenvolver a componente de tratamento de dados e o espírito critico, essencial em qualquer profissão.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos da UC são lecionados através de apresentações em powerpoint com imagens ilustrativas para captação e motivação dos alunos e para melhor compreensão e organização das matérias de aprendizagem. Engloba ainda exercícios práticos para aplicação dos conceitos teóricos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Athel Cornish-Bowden. Fundamentals of Enzyme Kinetics.Portland Press. 2012 (4rd Edition) Nicholas C. Price and Lewis Stevens. Fundamentals of Enzymology. Oxford University Press.1999 (3rd Edition) Trevor Palmer, Philip Bonner. Enzymes. Woodhead publishing. 2007 (2nd edition) Voet, Judith G. Voet. Biochemistry. John Wiley & Sons. 2010 (4th edition) Jeremy M. Berg, John L. Tymoczko, L. Stryer, Ed. W.H. Biochemistry. Freeman & Company.2010 (7th edition)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não