filmeu

Disciplina Tecnologias de Células e Tecidos Animais

  • Apresentação

    Apresentação

    Tecnologia de Células e Tecidos animais é uma ferramenta da biotecnologia moderna que envolve diversas áreas disciplinares. Os meios de cultura, as instalações para a cultura de células e tecidos animais e várias ferramentas de caracterização celular são aboradadas, particularmente na área da saúde humana. Nesta unidade curricular são introduzidas as bases da cultura de tecidos animais bem como os antecedentes históricos, tipos de culturas, as ferramentas de manutenção e caracterização envolvidas neste processo. Para além disso também se focam as instalações de culturas de tecidos animais, as directrizes de biossegurança para a cultura celular em condições in vitro e as formas de evitar contaminações.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Introdução à Tecnologia de Células e Tecidos Animais Células animais - conceitos básicos Clonagem e expressão de proteínas heterólogas em células animais Metabolismo celular e o seu controlo em cultura Meios de cultura para células animais Modificações pós-tradução de proteínas recombinantes Mecanismos de proliferação e morte celular Bioreatores para células animais Monitorização e controlo de culturas celulares separação de células animais Terapia celular e células estaminais Terapia génica Engenharia de tecidos
  • Objetivos

    Objetivos

    Introduzir e desenvolver conceitos básicos, abordando as principais metodologias tecnologicas envolvendo a cultura celular. Evidenciar os princípios básicos teóricos e instrumentais, bem como as aplicabilidades laboratoriais. Abordar os fundamentos teóricos dos métodos, dos equipamentos e as características, utilização e análise de resultados. Estes fundamentos permitem a aquisição de competências para a execução prática laboratorial, tornando possível a identificação de semelhanças e diferenças entre as metodologias, bem como a definição de estratégias para a minimização de potenciais riscos. As práticas laboratoriais permitem o desenvolvimento de competências técnicas fundamentais à cultura de células e tecidos animais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo de ensino-aprendizagem inclui explicação teórica com interação entre docente e discentes e aprendizagem baseada em projetos, aula invertida e Design Thinking.   A avaliação é realizada de forma continua, e corresponde à avaliação de duas componentes: componente teórica (CT) e componente laboratorial (CL). A avaliação da CT é feita através da realização de duas frequências, ou uma prova global, e um trabalho de grupo. A avaliação da CL consiste na avaliação contínua que inclui a resolução de mini-questionários (30%), elaboração de relatórios (30%), um teste prático (20%) e um teste teórico (20%). A nota final é calculada através da média ponderada: 50% (CT) + 50% (CL) e é obrigatória nota mínima de 9.5 val. em cada uma das componentes para aprovação. Esta abordagem global de avaliação garante uma apreciação equilibrada do desempenho dos alunos nas vertentes teórica e prática da unidade curricular.   Os alunos podem optar pela avaliação não -continua que consiste num exame final.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chawla H. S (2004) - Plant Biotechnology. A Practical Approach. Science Publishers. Freshney, R. I. (1994). ¿Culture of Animal Cells - A Manual of Basic Technique¿, 3rd Edition. Wiley-Liss New York. Gamborg, O.L. and G. C. Phillips (eds). (1995) - Plant Cell, Tissue and Organ Culture. Springer Lab Manual. Loyola-Vargas, Victor M, Felipe Vasquez (2005) - Plant Cell Culture Protocols. In Methods in Molecular Biology Series. Scientific and Medical Publishers. Maarten J., Crispeels & David E. Sadava (2003) - Plants, Genes and Crop Biotechnology 2th Edition. Jones and Bartlett Publishers.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios