-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular orienta-se para o estudo e compreensão dos principais conceitos e correntes teóricas que têm estruturado a história do pensamento político ao longo dos séculos. É proposta a análise, através da literatura de referência, dos grandes problemas e conceitos da teoria política, como o poder, a liberdade, a justiça ou a democracia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT11-1-23591
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Unidade Curricular estrutura-se em torno de três módulos principais:os fundamentos da teoria e do pensamento político dos antigos, a ruptura que dá origem à modernidade, e o pensamento político contemporâneo. O estudo das diferentes abordagens teóricas e conceptuais será feito através dos contributos de autores como Aristóteles, São Tomás de Aquino, Jean-Jacques Rousseau, Alexis de Tocqueville, Herbert Marcuse, Isaiah Berlin, Alasdair MacIntyre, e Patrick Deneen. Serão também abordadas as grandes ideologias da modernidade - liberalismo, socialismo e conservadorismo - bem como os conceitos de utopia e distopia, e a sua relevância para o pensamento político.
-
Objetivos
Objetivos
Identificar as grandes questões da teoria política, desde a Antiguidade até à contemporaneidade. Compreender os principais conceitos e correntes do pensamento político ocidental. Desenvolver pensamento crítico e capacidade de argumentação sobre as grandes questões do poder, da justiça, da liberdade e da autoridade. Analisar criticamente os pressupostos do pensamento moderno (liberalismo, contratualismo, racionalismo) e as suas alternativas. Relacionar as ideias políticas com expressões culturais (literatura, cinema, arte, música) como formas de imaginação e crítica política.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de questões de aula Debates estilo Oxford
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aristóteles. (1997). Política (tradução, introdução e notas de M.¿G.¿Kury; 3ª ed.). Brasília: UNB. Berlin, I. (2023). Esperança e medo: Dois conceitos de liberdade (J.¿P.¿Pires & M.¿J.¿Baptista, Trad.). Porto: Guerra e Paz. Deneen, P. (2018). Why Liberalism Failed. New Haven: Yale University Press. MacIntyre, A. (2007). After Virtue: A Study in Moral Theory (3ª ed.). (Obra originalmente em inglês; sem tradução acadêmica recente em português). Marcuse, H. (1965). Tolerância repressiva. (Edição portuguesa atual; com base no original em alemão; dados completos da tradução podem ser complementados conforme disponível). Maquiavel, N. (2024). Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio (1ª ed.). Lisboa: Edições 70. Rousseau, J.-J. (2025). Do Contrato Social (G. Neves, Trad.; Penguin Clássicos, 1ª ed., março de 2025). Lisboa: Penguin Clássicos.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não