filmeu

Disciplina Socioeconomia Política do Espaço Lusófono

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular assenta no mapeamento das origens históricas da lusofonia, no estudo  das semelhanças e diferenças que caracterizam o espaço lusófono atualmente, e na análise do seu potencial como plataforma de cooperação numa ordem internacional em mudança. Neste contexto, é necessário considerar os caminhos históricos que constituiram a lusofonia, bem como as várias interpretações a que deram lugar; compreender o processo de institucionalização através da criação da CPLP, e considerar a enomer amplitude e diversidade económica, política, geopolítica, social, e cultural que caracteriza este espaço.  A UC permite aos alunos revisitar conceitos chave como os conceitos de cooperação, organização internacional, diplomacia ou multilateralismo; participar em debates atuais, como o debate sobre a relação entre história e memória, e perspetivar as possibilidades e os constrangimentos que se colocam não apenas a este espaço, mas aos diversos atores que o integram.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Socioeconomia Política como Área de Investigação e de Ensino.  Origens: expansão, imperialismo e colonialismo; Encontros e desencontros: os processos de descolonização e a construção dos Estados; história e memorialização; A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: origens, modo de funcionamento e objetivos; Um espaço, várias realidades: a amplitude e diversidade política, geopolítica, económica, social e cultural da CPLP; Desafios e oportunidades da Lusofonia: cenários para o futuro. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Completada esta Unidade Curricular, os alunos deverão ter adquirido os seguintes conhecimentos e competências: Identificar os processos históricos que estão na origem do espaço lusófono; Compreender a relação entre história e memória na construção das diferentes identidades nacionais que integram a Lusofonia; Operacionalizar o conceito de lusofonia nas suas várias dimensões (institucional, cultural, diplomática, geopolítica); Conhecer as diferentes realidades económicas, políticas, geopolíticas e sociais dos países lusófonos, relacionando-as com os interesses (convergentes e divergentes) dos atores que integram este espaço; Perspetivar o futuro da Lusofonia.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Charchalis, W. (2019). Lusophony among myth, history and future. Studia Romanica Posnaniensia, 46(3), 95–104. https://doi.org/10.14746/strop.2019.463.006 Figueira, C. (2017). Cultural policy between and beyond nation-states: The case of lusofonia and the Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. In V. Durrer, T. Miller, & D. O’Brien (Eds.), The Routledge handbook of global cultural policy (pp. xx–xx). London: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315718408 Pinto, A. C. (2001). O fim do império português. Lisboa: Livros Horizonte. Pinto, J. F. (2005). Do Império Colonial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: continuidades e descontinuidades. Lisboa: Instituto Diplomático. Salgado, S. (2012). The Web in African countries. Information, Communication & Society, 15(9), 1373–1389. https://doi.org/10.1080/1369118X.2011.647044 Thomaz, L. F. F. R. (2021). A expansão portuguesa: Um prisma de muitas faces. Lisboa: Gradiva.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios