-
Apresentação
Apresentação
A UC pretende que os alunos adequiram conhecimentos e construam uma percepção sobre o conceito de 'Espaço Asiático' num contexto político e económico, mas também cultural. Ao mesmo tempo almeja-se que os alunos tenham uma ideia sobre as interacções das várias áreas de influência de outros espaços económicos asiáticos entre si e o ocidente. A dinâmica geopolítica ao longo da história antiga e moderna, assim como na transição do séc. XX para o XXI, são o grande quadro abrangente onde as temáticas irão ser abordadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT11-2-23601
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A Ideia de Espaço Asiático (Central, do Sul, do Sudeste e do Extremo Oriente). 2. A relevância estratégica da Ásia Central. 3. A importância geoestratégica da Ásia do Sul. 4. A importância geoestratégica do Sudeste Asiático. 5.A importância geoestratégica da Ásia Oriental. 6. As relações históricas entre Portugal e a região da Ásia-Pacífico. 7. A importância do Espaço Asiático para a economia da UE. 8. Impacto e estratégia do Espaço Asiático em África. 9. A influência do Espaço Asiático nas decisões do Conselho de Segurança da ONU. 10. A ascensão do Espaço Asiático e a reabertura da Rota da Seda. 11. A integração económica asiática e o protagonismo chinês. 12. O papel dos países 'fechados asiáticos', i.e. Myanmar e Coreia do Norte. 13. Qual o papel da democracia no Espaço Asiático? 14. Discussão dos Trabalhos e Apresentações Orais.
-
Objetivos
Objetivos
Face aos objetivos traçados, a unidade curricular pretende que os alunos adquiram as seguintes competências: compreensão sobre a origem dos conceitos relacionados com 'Espaço Asiático', segundo as visões oriental e ocidental, sobre as correntes e tendências económicas continentais, sobre a redefinição geopolítica do Pacífico e do Índico. Em fim, que os alunos adequiram uma compreensão razoável para interprtarem de forma crítica o Espaço Asiático.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Foi adotado o processo de avaliação contínua segundo o critério de classificação em 2 Testes: 45% para o 1ºTeste e 45% para o 2º, com a adição final de 10% quanto a comportamento e assiduidade, sendo 100% = 20 valores. Foram ainda considerados Trabalhos e Exames quando apropriado. A metodologia visa fomentar o debate sobre pontos nucleares da matéria, esclarecer dúvidas surgidas sobre conceitos específicos próprios desta área de Espaço Asiático, procedendo à transposição da Teoria para a realidade prática dos acontecimentos internacionais, numa conjuntura de globalização, de inúmeras crises e de conflitos violentos pela supremacia. Com essa finalidade, serão empregues modelos e demonstrações práticas em exercícios com base em fórmulas matemáticas, como na interpretação do Gráfico de Crises e suas nuances, visando a aplicação da Teoria para a prática dos diferentes eventos internacionais ocorridos no passado, em curso e nos que são prospetivos no futuro.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Asian Development Bank 2023. Asian Economic Integration Report. Trade, Investment, and Climate Change in Asia and the Pacific. Manila. Chia, siow Yue; Plummer, Michel G. 2015. ASEAN Economic Cooperation and Integration. Cambridge University Press ESCAP United Nations 2004. Asia and Pacific Bibliography. New York. Harvey, Brian 2013. China in Space. The Great Leap Forward. Springer Praxis Books. Kreatosha, Paul 2008. The Cambridge History of Southeast Asia. Cambridge University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não