-
Apresentação
Apresentação
A UC visa a aquisição dos princípios fundamentais de Design de Comunicação para suportes impresso e digital, com especial enfoque nas vertentes de identidade visual e design para web. A transmissão destes conhecimentos assenta no desenvolvimento de projeto prático ao longo do semestre, com recurso a pacote de software ajustado àqueles conteúdos e aplicação das bases teóricas lecionadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-1-10153
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Metodologia projetual e processos criativos; - Tipografia — famílias, estrutura, desenho, aplicação; - Composição — grelhas de apoio, hierarquia de informação; - Formatos de imagens e sistemas de cor para impressão e ecrã; - Técnicas e ferramentas essenciais de desenho vetorial e edição de imagem; - Atributos técnicos de acessibilidade e de usabilidade presentes num layout para web; - Workflows para a criação de conteúdo online; - Técnicas de gestão de conteúdo para web; - Elementos necessários para composição de um website – páginas, artigos, plugins, widgets, categorias, etiquetas, menus, templates, gestão de ficheiros.
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre os estudantes deverão estar aptos a: - Identificar e aplicar os componentes fundamentais de um projeto de Design de Comunicação; - Aplicar com desenvoltura técnicas e ferramentas de pacote hardware-software necessárias à produção de websites e aplicação de identidade visual em suporte impresso e ecrã; - Aplicar sólidas capacidades criativas, conceptuais e técnicas nos projetos práticos propostos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É uma cadeira teórico¿prática que combina intervenções expositivas dos conteúdos programáticos com a elaboração de exercícios pacote hardware-software necessárias aos projetos propostos. Ao longo do semestre será desenvolvido projeto prático nas vertentes de identidade visual e website, em grupos de 2 alunos, com acompanhamento em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres. Krug, Steve (2014), Don’t make me think, revisited: A common sense approach to web usability. Voices that matter. Slade-Brooking, C. (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. London: Laurence King Publishing. Williams, A. (2023). WordPress for Beginners 2023: A Visual Step-by-Step Guide to Mastering WordPress. Webmaster Series
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não