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Apresentação
Apresentação
As atividades de comunicação digital são cruciais para as organizações modernas, exigindo que profissionais de marketing se mantenham atualizados e adaptem as suas estratégias aos novos média. Com o avanço tecnológico, o cenário competitivo se transforma constantemente, desafiando os profissionais a tomar decisões estratégicas eficazes. Esta unidade curricular (UC) capacita os alunos a desenvolver e gerir comunicações de marketing digital de forma eficiente. Abordando a evolução do marketing em resposta às inovações tecnológicas, a UC ensina como utilizar métodos digitais para compreender, criar e comunicar marcas e produtos. Os alunos adquirirão conhecimento teórico e técnicas práticas para aprimorar as suas comunicações, por meio de planeamento estratégico, criação de conteúdo, gestão de imagem corporativa, além da seleção de média adequados.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-1-23406
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Fundamentos e conceitos Pesquisa Marketing de conteúdo Storytelling O conteúdo e as redes Monitorização e estratégia
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Objetivos
Objetivos
Com esta UC é esperado que os alunos sejam capazes de: criar conteúdos estratégicos: visualmente apelativos, que sigam as boas práticas de User Experience e que sejam capazes de atrair públicos-alvo específicos; aplicar os fundamentos do marketing digital, identificando e fornecendo propostas de valor inovadoras; arquitetar comunicações estratégicas para as redes sociais; avaliar criticamente a tecnologia dos motores de pesquisa, como atrair tráfego e melhorar a sua posição no ranking dos motores de pesquisa através de boas práticas SEO; tomar decisões baseadas em dados; compreender os conceitos e as teorias de gestão de conteúdo em múltiplos canais e dispositivos digitais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas de Comunicação Web é adotada uma abordagem pedagógica inovadora que integra teoria e prática, promovendo uma aprendizagem ativa. A metodologia vai além da transmissão de conhecimento, focando o desenvolvimento de habilidades críticas, colaborativas e técnicas essenciais. A primeira parte da aula é dedicada à teoria, com uso de exemplos práticos e tecnologias multimédia para facilitar a compreensão. A segunda parte foca a aplicação prática, com discussões, projetos individuais e em grupo que estimulam a reflexão e a colaboração. Tarefas práticas regulares conectam teoria e prática, em laboratório de informática. A avaliação é diversificada, combinando participação ativa, projetos colaborativos e testes teóricos. Essa metodologia assegura uma formação abrangente, preparando os estudantes para as exigências do mercado digital.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coine, T., & Babbitt, M. (2014). A World Gone Social: How Companies Must Adapt to Survive. AMACOM. Lim, H., & Childs, M. (2020). Visual storytelling on Instagram: Branded photo narrative and the role of telepresence. Journal of Research in Interactive Marketing, 14(1), 33–50. https://doi.org/10.1108/JRIM-09-2018-0115 McGuirk, M. (2023). Performing web analytics with Google Analytics 4: A platform review. Journal of Marketing Analytics, 11(4), 854–868. https://doi.org/10.1057/s41270-023-00244-4 McKee, D. E., Susan Bratton, Jake. (2021). Social Media Marketing. A G Printing & Publishing. Ryan, D. (2016). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation. Kogan Page Publishers. Terho, H., Mero, J., Siutla, L., & Jaakkola, E. (2022). Digital content marketing in business markets: Activities, consequences, and contingencies along the customer journey. Industrial Marketing Management, 105, 294–310. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2022.06.006
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não