-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Técnicas de Expressão Televisiva insere-se na área de estudo do jornalismo e da comunicação. No contexto do curso de licenciatura de Comunicação e Jornalismo, constitui a introdução ao estudo do jornalismo televisivo, das técnicas televisivas e das suas práticas (em regime laboratorial e de simulação profissional).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-2033
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
a) Descodificar os princípios básicos das componentes orais, gráfica e visual da linguagem audiovisual. b) Entender em profundidade as condições da experiência oral (espontaneidade e comunidade) que determinam a prática televisiva das várias dimensões sonoras: som ambiente, música, voz off, efeitos sonoros. c) Compreender os efeitos da dimensão gráfica da experiência escrita, (subjetividade, e distanciamento do espectador). d) Perceber através da evolução dos dispositivos visuais as leis de composição da imagem, na gramática do plano e na arte da montagem.
-
Objetivos
Objetivos
Contribuir para a formação de profissionais televisão e de outras formas de narrativa audiovisual nas diversas vertentes - técnica, ética e deontológica. Esta unidade procura dar a perceber aos alunos o conjunto de regras gramaticais que permitem a criação narrativa dos diferentes tipos de programas do fenómenos televisivo. ¿Para entender os géneros e os formatos televisivos é necessário começar por compreender as componentes linguagem audiovisual, o áudio, o grafismo e a imagem. Cada uma destas componentes será estudada em separado para que se perceba qual a experiência específica que a elas está associada. Analisa-se em primeiro lugar a experiência oral para compreender a regras gramaticais dos universo sonoros da linguagem audiovisual. Depois a componente gráfica da experiência da escrita e por fim a imagem e as leis de composição, aplicadas na captação e montagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
.À matéria lecionada segue-se trabalho prático, simulando o funcionamento de uma redação televisiva. Avaliação Contínua: • Três trabalhos de grupo fora do horário de aulas (45%). • Uma reportagem final, de tema livre, a entregar até 7 de dezembro às 23h59 (55%). Estes trabalhos podem ser apoiados nos módulos de câmara, som e montagem. Para aprofundar e complementar a parte de avaliação que lhe cabe, cada professor considera ainda assiduidade e participação, podendo propor exercícios específicos da sua área. A assiduidade e a participação oral podem dar bónus até 0,5 valores (0-20), apenas a alunos presentes em pelo menos 90% das aulas registadas. Todos os trabalhos são apresentados em aula e avaliados pelos docentes. O uso de Inteligência Artificial só é aceite em casos discutidos com o professor; uso indevido implica anulação da avaliação (Despacho UL n.º 76/2023).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bourdieu, P. (1997) Sobre a Televisão. Oeiras: Celta. Carey, J. (ed) (1988) Media, myths and narratives – television and the press. Londres: Sage Mesquita, M. (2003) O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva. Schudson, M. (1978) Discovering the News. Nova Iorque: Basic Books. Thomson, D. (2016) Television: A Biography. Nova Iorque: Thames & Hudson. Traquina, N. (2000) O Poder do Jornalismo. Coimbra: Minerva. Wolton, D. (1994) O Elogio do Grande Público. Lisboa: Asa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não