-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Técnicas de Expressão Televisiva insere-se na área de estudo do jornalismo e da comunicação. No contexto do curso de licenciatura de Comunicação e Jornalismo, constitui a introdução ao estudo do jornalismo televisivo, das técnicas televisivas e das suas práticas (em regime laboratorial e de simulação profissional).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-2033
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
a) Descodificar os princípios básicos das componentes orais, gráfica e visual da linguagem audiovisual. b) Entender em profundidade as condições da experiência oral (espontaneidade e comunidade) que determinam a prática televisiva das várias dimensões sonoras: som ambiente, música, voz off, efeitos sonoros. c) Compreender os efeitos da dimensão gráfica da experiência escrita, (subjetividade, e distanciamento do espectador). d) Perceber através da evolução dos dispositivos visuais as leis de composição da imagem, na gramática do plano e na arte da montagem.
-
Objetivos
Objetivos
Contribuir para a formação de profissionais televisão e de outras formas de narrativa audiovisual nas diversas vertentes - técnica, ética e deontológica. Esta unidade procura dar a perceber aos alunos o conjunto de regras gramaticais que permitem a criação narrativa dos diferentes tipos de programas do fenómenos televisivo. ¿Para entender os géneros e os formatos televisivos é necessário começar por compreender as componentes linguagem audiovisual, o áudio, o grafismo e a imagem. Cada uma destas componentes será estudada em separado para que se perceba qual a experiência específica que a elas está associada. Analisa-se em primeiro lugar a experiência oral para compreender a regras gramaticais dos universo sonoros da linguagem audiovisual. Depois a componente gráfica da experiência da escrita e por fim a imagem e as leis de composição, aplicadas na captação e montagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular combina diversas metodologias de ensino. Na componente teórica, as aulas têm uma vocação expositiva, complementada com trabalhos criativos feitos de forma individual ou em grupo pelos alunos. Todos os trabalhos serão apresentados e avaliados em aula pelos próprios alunos. Procura-se assim desenvolver uma capacidade de análise critica fundamental para um profissional de televisão.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bourdieu, P. (1997) Sobre a Televisão. Oeiras: Celta. Carey, J. (ed) (1988) Media, myths and narratives – television and the press. Londres: Sage Mesquita, M. (2003) O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva. Schudson, M. (1978) Discovering the News. Nova Iorque: Basic Books. Thomson, D. (2016) Television: A Biography. Nova Iorque: Thames & Hudson. Traquina, N. (2000) O Poder do Jornalismo. Coimbra: Minerva. Wolton, D. (1994) O Elogio do Grande Público. Lisboa: Asa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não