filmeu

Disciplina Técnicas de Expressão Televisivas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Técnicas de Expressão Televisiva insere-se na área de estudo do jornalismo e da comunicação. No contexto do curso de licenciatura de Comunicação e Jornalismo, constitui a introdução ao estudo do jornalismo televisivo, das técnicas televisivas e das suas práticas (em regime laboratorial e de simulação profissional).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    a) Descodificar os princípios básicos das componentes orais, gráfica e visual da linguagem audiovisual. b) Entender em profundidade as condições da experiência oral (espontaneidade e comunidade) que determinam a prática televisiva das várias dimensões sonoras: som ambiente, música, voz off, efeitos sonoros. c) Compreender os efeitos da dimensão gráfica da experiência escrita, (subjetividade, e distanciamento do espectador). d) Perceber através da evolução dos dispositivos visuais as leis de composição da imagem, na gramática do plano e na arte da montagem.
  • Objetivos

    Objetivos

    Contribuir para a formação de profissionais televisão e de outras formas de narrativa audiovisual nas diversas vertentes - técnica, ética e deontológica.  Esta unidade procura dar a perceber aos alunos o conjunto de regras gramaticais que permitem a criação narrativa dos diferentes tipos de programas do fenómenos televisivo.  ¿Para entender os géneros e os formatos televisivos é necessário começar por compreender as componentes  linguagem audiovisual, o áudio, o grafismo e a imagem. Cada uma destas componentes será estudada em separado para que se perceba qual a experiência específica que a elas está associada. Analisa-se em primeiro lugar a experiência oral para compreender a regras gramaticais dos universo sonoros da linguagem audiovisual. Depois a componente gráfica da experiência da escrita e por fim a imagem e as leis de composição, aplicadas na captação e montagem.    
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular combina diversas metodologias de ensino. Na componente teórica, as aulas têm uma vocação expositiva, complementada com trabalhos criativos feitos de forma individual ou em grupo pelos alunos. Todos os trabalhos serão apresentados e avaliados em aula pelos próprios alunos. Procura-se assim desenvolver uma capacidade de análise  critica fundamental para um profissional de televisão.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bourdieu, P. (1997) Sobre a Televisão. Oeiras: Celta. Carey, J. (ed) (1988) Media, myths and narratives – television and the press. Londres: Sage  Mesquita, M. (2003) O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva. Schudson, M. (1978) Discovering the News. Nova Iorque: Basic Books. Thomson, D. (2016) Television: A Biography. Nova Iorque: Thames & Hudson. Traquina, N. (2000) O Poder do Jornalismo. Coimbra: Minerva. Wolton, D. (1994) O Elogio do Grande Público. Lisboa: Asa.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios