filmeu

Disciplina Teoria e Práticas da Publicidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Fundamentada em pressupostos teóricos e práticos, numa dinâmica híbrida convergente, a unidade curricular (UC) é um espaço de contacto, aprendizagem e de experimentação dos alunos com a esfera publicitária, capacitando-os, através do ensinamento, consolidação e aplicabilidade dos conhecimentos necessários, para uma holística percepção da área. Para o efeito, é fulcral conhecer a publicidade, numa dimensão conceptual e empírica. Como consequência, as aulas são, simultaneamente, expositivas e operacionais, pelo que o método dual de ensino vai ao encontro dos objetivos de aprendizagem da UC.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A publicidade: uma visão alargada - evolução, enquadramento, premissas, fundamentos e abordagens: 1.1. a história da publicidade: os primeiros anúncios comerciais na imprensa, a Era da rádio e da televisão (contribuição para o desenvolvimento do consumo e da globalização) até à revolução digital e as redes sociais; 1.2. as principais escolas da publicidade (fundamentos da psicologia da publicidade: persuasão, teoria da dissonância cognitiva, processos de memória  - curto / longo prazo, etc); 1.3. os desafios da ética.          2. O quotidiano publicitário: uma reflexão holística;       3. A agência de publicidade e o briefing; 4. A criatividade e o processo criativo;                           5. A estratégia criativa e a eficácia publicitária.
  • Objetivos

    Objetivos

    O confronto com o universo publicitário, do ponto de vista teórico, visa explorar e compreender as suas múltiplas facetas e evolução, nomeadamente as dimensões relevantes na elucidação da sua génese. No que concerne à componente prática, permitirá apreende e exercitar a criatividade, a qual se apresenta como uma característica essencial ao desenvolvimento de uma comunicação inovadora, estratégica, assertiva e eficaz.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aaker, D. (1996). Building strong brands. The Free Press. Berger, J. (2016). Invisible influence: the hidden forces that shape behaviour. Simon & Schuster. Brochand, B., Lendrevie, J. et al. (2011). Publicitor. Dom Quixote. Cleese, J. (2020). Creativity: a short and cheerful guide. Penguin Random House.          Godin, S. (2020). O processo criativo. Ideias de Ler. Hegarty, J. (2023). Hegarty e a criatividade: não há regras. Clube do Autor. Joannis, H. (1998). O processo de criação publicitária: estratégia, concepção e realização de mensagens publicitárias. Edições Cetop. Kotler, P.; Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0.: mudança do tradicional para o digital. Actual. Lindstrom, M. (2014). Buyology: a ciência do neuromarketing. Gestão Plus Edições. Santos, C. (2024). A contemporânea 'Matriz dos Três E's': emancipação, empoderamento e engajamento dos consumidores. In Balonas, S. & Ferreira, I. (Coord.), A Publicidade na Era da Hiperestimulação (pp. 17-31). CECS.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios