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Apresentação
Apresentação
Fundamentada em pressupostos teóricos e práticos, numa dinâmica híbrida convergente, a unidade curricular (UC) é um espaço de contacto, aprendizagem e de experimentação dos alunos com a esfera publicitária, capacitando-os, através do ensinamento, consolidação e aplicabilidade dos conhecimentos necessários, para uma holística percepção da área. Para o efeito, é fulcral conhecer a publicidade, numa dimensão conceptual e empírica. Como consequência, as aulas são, simultaneamente, expositivas e operacionais, pelo que o método dual de ensino vai ao encontro dos objetivos de aprendizagem da UC.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-23371
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A publicidade: uma visão alargada - evolução, enquadramento, premissas, fundamentos e abordagens: 1.1. a história da publicidade: os primeiros anúncios comerciais na imprensa, a Era da rádio e da televisão (contribuição para o desenvolvimento do consumo e da globalização) até à revolução digital e as redes sociais; 1.2. as principais escolas da publicidade (fundamentos da psicologia da publicidade: persuasão, teoria da dissonância cognitiva, processos de memória - curto / longo prazo, etc); 1.3. os desafios da ética. 2. O quotidiano publicitário: uma reflexão holística; 3. A agência de publicidade e o briefing; 4. A criatividade e o processo criativo; 5. A estratégia criativa e a eficácia publicitária.
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Objetivos
Objetivos
O confronto com o universo publicitário, do ponto de vista teórico, visa explorar e compreender as suas múltiplas facetas e evolução, nomeadamente as dimensões relevantes na elucidação da sua génese. No que concerne à componente prática, permitirá apreende e exercitar a criatividade, a qual se apresenta como uma característica essencial ao desenvolvimento de uma comunicação inovadora, estratégica, assertiva e eficaz.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visionamento e discussão de anúncios publicitários. Realização de exercícios criativos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aaker, D. (1996). Building strong brands. The Free Press. Berger, J. (2016). Invisible influence: the hidden forces that shape behaviour. Simon & Schuster. Brochand, B., Lendrevie, J. et al. (2011). Publicitor. Dom Quixote. Cleese, J. (2020). Creativity: a short and cheerful guide. Penguin Random House. Godin, S. (2020). O processo criativo. Ideias de Ler. Hegarty, J. (2023). Hegarty e a criatividade: não há regras. Clube do Autor. Joannis, H. (1998). O processo de criação publicitária: estratégia, concepção e realização de mensagens publicitárias. Edições Cetop. Kotler, P.; Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0.: mudança do tradicional para o digital. Actual. Lindstrom, M. (2014). Buyology: a ciência do neuromarketing. Gestão Plus Edições. Santos, C. (2024). A contemporânea 'Matriz dos Três E's': emancipação, empoderamento e engajamento dos consumidores. In Balonas, S. & Ferreira, I. (Coord.), A Publicidade na Era da Hiperestimulação (pp. 17-31). CECS.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não