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Apresentação
Apresentação
Procura-se trabalhar a noção de cibercultura como um campo de pensamento sobre a forma como o Humano se relaciona com a técnica ou o artificial e, através dessa relação, projecta as suas esperanças, os seus medos, a sua concepção da História e do futuro ou os limites do que, constantemente, procura estabilizar enquanto real. Neste sentido, a teoria da cibercultura afirma-se também como um campo privilegiado de pensamento sobre a forma como o Humano se concebe e percebe a si próprio.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-2376
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introduc¿a¿o ¿ definic¿a¿o de conceitos 1.1. Da cultura a¿ cibercultura 1.2. A cibercultura como cultura 1.3. Homens e ma¿quinas: a questa¿o da te¿cnica como via fundamental para compreender a cultura contempora¿nea 2. O virtual 2.1. A emerge¿ncia do ciberespac¿o. Causas. 2.2. A interactividade 3. Identidades 3.1. A vida no ecra¿ 3.2. A influe¿ncia da internet nas noc¿o¿es de identidade 3.3. Simulacros e representac¿o¿es 3.4. Corpo, cyborg e subjectividade 3.5. Tecnohumano e po¿s-humano 4. Cibercultura e sociedade 4.1. Interacc¿a¿o 4.2. Interligac¿a¿o 4.3. Comunidades virtuais: os media sociais 4.4. Ciberpoli¿tica e ciberactivismo 4.5. Hackers, ciberguerra e ciberespionagem 4.6. Cultura colaborativa 4.7. Mutac¿o¿es da educac¿a¿o, economia e saberes 5. Artes tecnolo¿gicas 5.1. Interactividade e hibridismo 6. Critica da cibercultura 6.1. Totalitarismo, dominac¿a¿o e nego¿cio 6.2. Perda e conflitos de interesse 7. A intelige¿ncia artificial e os modelos generativos
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer e caracterizar os conceitos que sustentam a teoria da Cibercultura, contextualizando-os em função do seu contexto histórico - Perceber a noção de Cibercultura enquanto perspectiva cultural na qual se funda um imaginário (ficcional e teórico) sobre os limites da natureza e do humano, sobre a veracidade da percepção do real e sobre um espírito crítico de antecipação, a partir do qual se reflectem as expectativas ou os medos em relação ao progresso técnico - Problematizar a condição tecnológica da contemporaneidade, identificando as transformações e os impactos provocados pelas tecnologias digitais - Reflectir acerca da redefinição da percepção do Humano, da sua sensibilidade, das suas metamorfoses físicas e cognitivas, das suas condições de comunicação e das suas possibilidades de produção da experiência na actualidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Discussão dos temas (Cibertemas) que são apresentados semanalmente em aula e escolhiodos pelos estudantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
JUNQUEIRO, Raul. A idade do conhecimento ¿ A nova era digital . Editorial Noti¿cias: Lisboa, 2002 KEEN, Andrew. The cult of the amateur . Ed. Nicholas Brealy: London and Boston, 2008 LE¿VY, Pierre. Cibercultura . Inst. Piaget: Lisboa, 1997 MANOVICH, Lev. The language of new media . MIT Press: CA | MA, 2001 MIRANDA, J.A. Braganc¿a. Teoria da Cultura . Ed. Sec. XXI: Lisboa, 2007 POSTER, Mark. A segunda era dos media . Ed. Celta: Oeiras, 2000 TURKLE, Sherry. A vida no ecra¿ . Relo¿gio d ¿A¿gua, Lisboa, 1997 TURNER, Fred. From counterculture to cyberculture. Univ. of Chicago Press, 2006 WOOD, Aylish. Digital encounters . Routledge: London & NYC, 2007
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não