-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende funcionar como uma introdução teórico-prática ao exercício do jornalismo, proporcionando um panorama geral dos contextos (sociais e organizacionais) da profissão e dos requisitos (técnicos e humanos) exigidos aos profissionais. Dotar os alunos de uma perspetiva crítica sobre o que atualmente veiculam os media e sobre a própria realidade aí «contada», por um lado, e muni-los da aparelhagem técnica de que se serve o estilo jornalístico, por outro, são os grandes objetivos desta disciplina. Observar, pesquisar, analisar, reportar e escrever serão as atividades predominantes ao longo da unidade curricular.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-2388
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Jornalismo e Sociedade. Introdução ao exercício da profissão. 1.1. Profissão: jornalista. Identidade e enquadramento profissional. O «quarto poder» e a democracia contemporânea. 1.2. Ética e deontologia na era da comunicação transfronteiriça. Responsabilidade social, proteção das fontes, confirmação dos factos, cruzamento de dados, especulação, boato. 1.3. A empresa jornalística. Organização e funcionamento da redação. 1.4.Etapas da atividade jornalística. Constrangimentos. 2.Valores e Escrita jornalística. Técnicas redatoriais. 2.1.Valores e critérios de noticiabilidade 2.2.Fontes e dados. 2.3. Técnicas de construção de textos jornalísticos: observação e pesquisa; reportar, editar e escrever com rigor; narração e descrição: estratégias de escrita e «story telling»; abertura e fecho; pirâmide invertida; edição: «passagem da prosa», leads, títulos, subtítulos, destaques e legendas. 2.4.Géneros jornalísticos. A Notícia. A Breve. A Entrevista. A Reportagem. O Perfil. Crónica e Editorial.
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina pretende desenvolver no aluno competências de comunicação, atitude e escrita jornalística. No final da unidade curricular os estudantes deverão: Conhecer a natureza do jornalismo enquanto fenómeno social, a especificidade da profissão jornalística, as rotinas produtivas, a organização e o funcionamento da sala de redação, a diversidade dos media e consequentes diferenças nas formas de ser jornalista e no contexto condicionado em que a prática da profissão se desenvolve; Incorporar um pensamento crítico face à complexidade do real: Produzir textos escritos, aplicando as regras e os critérios jornalísticos na redação de notícias; Ser capazes de assimilar rapidamente informação não familiar e saber formular perguntas acerca dela.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como a sala de aula invertida entre outras, centradas no aprendente. As aulas práticas funcionarão como um atelier, no qual os alunos realizarão exercícios de escrita e de análise do discurso jornalístico, aplicando os conhecimentos que vão sendo adquiridos de técnicas de redação, géneros, linguagens e metodologias de pesquisa e elaboração de informação. O trabalho individual a ser apresentado no final do semestre será acompanhado pela docente do início ao fim da sua elaboração, de forma que o exercício, mais do que um momento de avaliação, constitua um meio de aproximação ao trabalho jornalístico no terreno. A docente assume uma função de coordenação geral, distribuição, acompanhamento e correção dos textos, acompanhando de forma personalizada o desenvolvimento dos trabalhos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CARDET, Ricardo (1980). Manual de Jornalismo. Lisboa: Caminho. CASCAIS, Fernando (2001). Dicionário de Jornalismo. Lisboa: Editorial Verbo. CORNU, Daniel (1999). Jornalismo e Verdade – Para uma Ética da Informação. Lisboa: Instituto Piaget GRADIM, Anabela (2000). Manual de Jornalismo. Covilhã: Estudos em Comunicação/ Universidade da Beira interior. MAIA E CARMO, Teresa (2022). Comunicação Digital, Educação e Cidadania Global. Lisboa: Âncora Editora. MESQUITA, Mário (2004). O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra: Minerva. PÚBLICO (2005). Livro de Estilo. Lisboa: Ed. O Público. RAIMUNDO, Orlando (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo. Coimbra: Minerva. RICARDO, Daniel (2010). Ainda Bem que me Pergunta. Manual de Escrita Jornalística. Lisboa: Casa das Letras. TRAQUINA, Nelson (2002). Jornalismo, Colecção “O que é”. Lisboa: Quimera Editores. VEGAR, José (2001). Reportagem – Uma Antologia. Lisboa: Assírio e Alvim.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não