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Apresentação
Apresentação
Saber contextualizar a função de comunicação no quadro da gestão das organizações Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando em ambientes específicos Distinguir especificidades próprias das organizações privadas, públicas e sociais Conhecer o desenvolvimento e potencialidades dos novos media para as organizações Percepcionar a comunicação integrada como recurso estratégico Entender e enquadrar estratégias e planos de comunicação dirigidos aos públicos das organizações Trabalhar sobre as diferentes técnicas de comunicação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-5033
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA COMUNICAÇÃO O que é comunicação O que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL O que é comunicação organizacional Conceitos / vertente histórica Modelos de comunicação Comunicação externa e interna Planos de comunicação A GESTÃO DE COMUNICAÇÃO AS ÁREAS DA: Identidade organzacional Imagem e reputação organziacional Gestão dos meios de comunicação / Seleção adequação, eficácia e eficiência de meios COMUNICAÇÃO DE CRISE Conceitos Reconhecer e gerir uma crise de comunicação Modelos de gestão de crise COMUNICAÇÃO DE MARCAS Gestão de Marcas Comunicação de produto Comunicação na perspectiva das marcas e consumidores Valor da marca COMUNICAÇÃO DIGITAL Os novos media Redes sociais e Novas tecnologias - Novas formas de interação digital COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL Conceitos
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Objetivos
Objetivos
Compreender a comunicação no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos de comunicação externamente e internamente; Entender diferentes ideias e estratégias de comunicação organizacional, tanto na vertente pública como privada; Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua importância para as organizações; Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiência face a objetivos e contextos concretos; Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e planos de comunicação organizacional;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas metodologias activas de aprendizagem baseadas em projectos
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aaker, J. L. (1997). Dimensions of Brand Personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347. https://doi.org/10.2307/3151897 Argenti, P.A. (1996), ?Corporate communication as a discipline?, Management Communication Quarterly, Vol. 10 No. 1, pp. 73-97. Barata, M. J. R. (2002). Imagem Pública, Marketing e Comunicação Institucional: Uma Abordagem Sociológica de Três Conceitos Empresariais. Barbosa, P.; O?reilly, A. (2011). Tendências de Gestão. Vida Económica ? Editorial SA. Lisboa. Brataas, K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International Disasters. Routledge. Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oedição ed.). Sage Publications, Inc. Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications ? Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London. Dover, C.J. 1959. The three eras of management communication. Journal of Communication, 9(4), pp. 168?172.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não