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Disciplina Metodologia de Animação Sociocultural

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC debruça-se sobre as metodologias de Animação Sociocultural, tendo como objetivo que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvem competências que lhes permitam planear, desenvolver e avaliar práticas de animação sociocultural, de modo que contribuam para a promoção e do desenvolvimento de capacidades criativas das comunidades onde vivem e exercem a sua intervenção, em diferentes contextos sociogeográficos e socioeconómicos. A Animação Sociocultural é um dos domínios de práticas mais relevantes dos Educadores Sociais. Esta UC introduz também os alunos em duas áreas distintas, mas complementares: a área de marketing de conteúdos e estratégia de comunicação e do tratamento de imagem digital. Ao longo da disciplina irão ser trabalhados particularmente conceitos de comunicação com recurso a redes sociais e o modo como estas podem ser usadas com sucesso no âmbito da comunicação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Conceito, origem e evolução da Animação Sociocultural. - Dimensão Educativa da Animação Sociocultural. - Funções do Animador Socioeducativo. - Metodologia do "trabalho de projeto" e Técnicas de Intervenção Sociocultural. - A Comunidade como promotora de Animação Sociocultural. - O Animador Socioeducativo: um agente de transformação e inclusão social e educativa.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Planear, desenvolver e avaliar práticas educativas de animação sociocultural. - Promover o desenvolvimento de reflexão crítica e de capacidades criativas junto das comunidades, em diferentes contextos sociogeográficos e socioeconómicos. - Criar condições favoráveis à inclusão de populações em situação de exclusão.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC são consideradas metodologias inovadoras as seguintes: - metodologias interativas diálogo e de co-construção do conhecimento, entre os atores sociais em presença; - a realização de simulações ("role-play") para apresentar "casos", debater e refletir sobre diferentes perspetivas [métodos ativos e criativos de aprendizagem]; - o recurso à metodologia de "trabalho de projeto" sobre um tema ou problema, usando as ferramentas tecnológicos e de comunicação em uso na sociedade.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Badesa, M. (1995). Perfil del Animador Sociocultural . Madrid: Narcea. Barbosa, M., T., G. (2011). A Construção da Identidade profissional dos Animadores Socioculturais. Aveiro: 1º Congresso Nacional de Animação Sociocultural , 19 de novembro de 2010. Cardoso, A. C. D. (2019). A Animação Sociocultural no contexto de um Centro de Dia: os desafios da intergeracionalidade (Master's thesis). http://repositorio.uportu.pt:8080/handle/11328/2712 Carvalho, E., J., S., O. P. (2013). A Animação Sociocultural em contexto de Centro de Dia: Projeto de Intervenção . Porto: Instituto Superior de Serviço Social. Dissertação de Mestrado. Montez, M. (2019). ANIMACAO_SOCIOCULTURAL_E_METODOLOGIA_DE.pdf. Cuaderns d’animació i Educació Social, 29, 1–36. https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/61917911/animacao_sociocultural_metodologiaprojecto_doiscasos_montez20200128-46527-1k3bt60.pdf?1580215177=&  
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