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Disciplina Língua Portuguesa

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Língua Portuguesa integra o ciclo de estudos da Licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social, contribuindo para a formação de profissionais capazes de intervir criticamente em contextos educativos, sociais e comunitários. Inserida no campo das Ciências da Linguagem e da Educação, a disciplina visa desenvolver competências linguísticas, discursivas e argumentativas, fundamentais para a mediação sociocultural, a comunicação pedagógica e a promoção da cidadania ativa. Através do estudo da língua como prática social, a UC reforça a capacidade de análise crítica, interpretação e produção de textos, essenciais à atuação do educador social nos mais diversos contextos de inclusão, participação e transformação social.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Conceções de língua e suas funções: representacionalista e comunicativa.   Fundamentos biológicos da linguagem: estruturas fisiológicas e anatómicas.   O Interacionismo Sociodiscursivo e a língua em uso.   Análise do texto e do discurso: coesão, coerência e intencionalidade.   Compreensão e interpretação de textos.   Práticas textuais: técnicas de leitura e escrita.   Desenvolvimento do pensamento crítico através da linguagem.   Argumentação oral e escrita: tipos de argumentos, conectores e estratégias discursivas.   ¿
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao concluir esta unidade curricular, os estudantes deverão demonstrar conhecimentos aprofundados sobre a natureza e funcionalidade da língua portuguesa, reconhecendo suas dimensões fisiológicas, cognitivas, sociais e discursivas. Espera-se que desenvolvam competências na análise e produção de textos orais e escritos, a partir de diferentes géneros e contextos, com foco na construção do sentido e no uso crítico da linguagem. Os estudantes deverão ser capazes de aplicar técnicas de escrita, interpretação e argumentação, articulando-as à prática educativa e social, promovendo o pensamento crítico e a intervenção comunicacional eficaz.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular será desenvolvida através de metodologias ativas e centradas no estudante: aulas expositivas dialogadas, visitas de estudo, análise de textos, debates orientados e trabalhos em grupo. Serão utilizadas estratégias que incentivam a reflexão crítica e a aplicação prática dos conhecimentos. A avaliação será contínua e formativa, incluindo participação em atividades, produção de textos, apresentações orais e um trabalho final escrito, individual ou em grupo.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bronckart, J-P. (2006). Les conditions de construction des connaissances humaines. In: M. Carton & J-B. Mayer (Ed.). La société des savoirs: trompe-l'oeil ou perspectives ? (pp. 27-48). L'Harmattan. https://archive-ouverte.unige.ch/unige:37556     Bronckart, J-P. (2007). Desarollo del Lenguaje y Didactica de las Lenguas. Miño Y Dávila.   Coutinho, A. (2019). Pra¿ticas textuais em contexto acade¿mico/cienti¿fico. Texto e(m) lingui¿stica. Teorias, cruzamentos, aplicac¿o¿es (pp. 81-136). Colibri.   Giannini, S. (2023). Reflections on generative AI and the future of education. UNESCO 2023. URL: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000385877   Jorge, N. O. (2019). A síntese como género escolar transdisciplinar. Revista Portuguesa de Educação, 32(2), 150–170. https://doi.org/10.21814/rpe.15140   Machado, A. R. (2005). Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula. Linha D'Água, 18, 61-80. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i18p61-80    
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