-
Apresentação
Apresentação
As UC do primeiro ano da Licenciatura em Ciências de Educação/ Educação Social encontram as principais razões da sua pertinência e oportunidade na relevância que o conhecimento científico assume em todos os campos profissionais. Pretendem ser uma área de promoção do pensamento crítico num curso de Educação Social uma vez que os seus domínios de intervenção se situam ao nível dos usos da Língua Portuguesa, nomeadamente ao nível da compreensão e expressão escrita, e da aprendizagem e manejo dos procedimentos do trabalho científico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7203
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. A Língua Portuguesa no Mundo a. a história da Língua Portuguesa b. as culturas da lusofonia c. a diversidade linguística d. o papel da Língua Portuguesa na atualidade e. as tecnologias da cultura escrita II. As tipologias textuais e discursivas a. textos informativos, apelativos e argumentativos b. tese, antítese e argumentos c. diversidade argumentativa d. marcadores textuais e discursivos e. recursos estéticos da língua III. Exercícios de prática linguística e textual IV. A diferenciação entre Ciências Sociais e os seus objetos de estudo V. As etapas da investigação em Ciências Sociais VI. As etapas do procedimento científico VII. As técnicas e instrumentos de tratamento da informação VIII. Os instrumentos utilizados nos diferentes tipos de investigação e o tratamento dos dados IX. Sínteses interpretativas com base nos resultados tratados nas investigações estudadas X. Apresentação do resultado da investigação feita
-
Objetivos
Objetivos
Reconhecer o valor da cultura escrita e textual Conhecer as finalidades e as funções da escrita Reconhecer que a escrita representa uma das maiores criações da humanidade Reconhecer os níveis de leitura de um texto Identificar a intertextualidade e a literalidade Analisar textos de diversas tipologias textuais e discursivas Fazer reflexões metalinguísticas Refletir sobre a atualidade da Língua Portuguesa no mundo Sintetizar textos/ informação/ conceitos Expandir textos/ informação/ conceitos Compreender como se constrói o conhecimento científico Adquirir familiaridade com a linguagem científica Conhecer as diferentes fases de uma investigação Conhecer as estratégias e os instrumentos a utilizar Observar situações e contextos de investigação Analisar criticamente os contextos observados Procurar ativamente conhecimentos sobre os processos de construção do conhecimento científico Trabalhar em equipa Identificar problemas Aplicar procedimentos de escrita científica
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular é desenvolvida em simultâneo com a UC de Metodologia do Trabalho Científico, com três professores a tabalhar em simultâneo em sala de aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Associação Portuguesa de Terminologia. http://www.fcsh.unl.pt/termip Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Coimbra: Almedina. Cunha, C. & Cintra, L. (1984). . Lisboa: Nova Gramática do Português Contemporâneo Edições João Sá da Costa. Gonçalves, M. N. & Santos, M. (2010). A viagem da língua portuguesa. Actas do VIII Colóquio da Lusofonia . Bragança: Câmara Municial de Bragança. Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas . Porto Alegre: Artmed Martins, M. R. & Ferreira, H. G. (2006). Português Corrente . Lisboa: Caminho. Mateus, M. H. & Xavier, M. F. (1990). Dicionário de Termos Linguísticos . Lisboa: Cosmos. Mateus, M. H. (1989). Gramática da Língua Portuguesa . Lisboa: Editorial Caminho. Ministério da Educação (s.d.). Dicionário Terminológico . Consultado em 10 de setembro de 2017 em https://nososdaveiro.files.wordpress.com/2012/01/dicionario-terminolgico.pdf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não