-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular na área de tecnologias de informação (introdução, do ponto de vista do utilizador generalista), que fornece conhecimentos base sobre utilização do Office, incluindo a folha de cálculo, sobre software específico de análise de dados e sobre gestão de documentos digitais e referenciação bibliográfica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT75-7205
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Utilização de um “browser” com uma conta pessoal e marcadores sincronizados. Pesquisa Google com comandos. Utilização de páginas de referência para escrita e tradução. Utilização profissional do Adobe Acrobat Reader (anotação, anexação de documentos, etc.) Utilização do Mendeley na gestão de referências. Word e documentos estruturados com estilos de parágrafos e de caracteres. PowerPoint e apresentações estruturadas. Uso do PowerPoint para criação de posters científicos Excel: tabelas e conceitos de estatística descritiva básicos. Cálculo de números índices. Gráficos de dispersão e de linha. Tabelas dinâmicas e bases de dados. Google Docs, incluindo Forms e elaboração de questionários.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo que os alunos dominem diversas ferramentas informáticas, com foco principal no Office ( Word, PowerPoint e Excel), e no software IBM SPSS Statistics, mas também construir questionários online e saber formula-los de acordo com o objetivo a que se propõem, mas também interpreta-los adequadamente, com visão crítica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas decorrem sempre num Laboratório com computadores. Os alunos são ainda encorajados a utilizar também os respetivos computadores portáteis. Nas aulas, além de apresentações / explicações estruturadas pelo professor, ilustrando ideias, conceitos e procedimentos, em simultâneo com esclarecimentos individuais e para toda a classe, os alunos têm obrigatoriamente de fazerem apresentações e ilustrações de procedimentos. No âmbito da UC, cada aluno escreve uma "crónica sobre a sua história escolar", que é utilizada para compilar um livro colectivo, de modo estruturado, no Word.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lambert, J., & Fyre, C (2015). Microsoft Office 2016 Step by Step. Microsoft Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não