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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Teoria e Prática do Currículo visa proporcionar que os/as estudantes adquiram os saberes teóricos, metodológicos e de aplicação prática necessários a uma análise das perspetivas de intervenção no campo da educação social a partir dos resultados da investigação curricular.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT75-7206
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Contextualização A História do Currículo em Portugal Conceito de currículo e a sua diversidade conceptual Teorias curriculares: das teorias tradicionais às teorias pós-críticas Currículo como narração e possibilidade de estruturação do processo de aprender em contextos não formais B. O processo de desenvolvimento curricular Fatores de enquadramento (contextos de aprendizagem, público-alvo, educador social, interação) Integração, autonomia e diferenciação curricular Contextos e níveis de decisão curricular Construção do currículo: desenho e operacionalização Avaliação do currículo
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Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de: Analisar a História do Currículo em Portugal Problematizar o conceito de currículo e de desenvolvimento curricular no contexto da instituição escolar Identificar perspetivas de intervenção no campo da educação social a partir dos resultados da investigação curricular. Situar o papel do educador social em processos de design e desenvolvimento curricular
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC recorre a metodologias ativas, promovendo a construção de conhecimento pelo aluno, com supervisão da docente, visível nas metodologias de trabalho cooperativo, nos processos de avaliação formativa com recurso a feedback contínuo e no diálogo permanente com a docente na sala de aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bloom, B. S., Engelhart, M. D., Furst, E. J., Hill, W. H., & Krathwohl, D. R. (1956). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. Handbook I: Cognitive domain. David McKay. Fernandes, D. (2004). Avaliação das aprendizagens: Uma agenda, muitos desafios. Porto Editora. Krathwohl, D.R. (2002). A revision of Bloom's taxonomy: An overview. Theory into Practice, 41(4), 212-218. Landsheere, G. (1976). Avaliação continua e exames. Noções de docimologia. Almedina. Marzano, R. J., & Kendall, J. S. (2006). The new taxonomy of educational objectives. Corwin Press. Perrenoud, P. (2003). Sucesso na escola: Só o currículo, nada mais que o currículo! Cadernos de Pesquisa, 119, 9-27. Sacristán, J. G. (Ed.). (2013). Saberes e incertezas sobre o currículo. Penso. Varela, B. (2013). O currículo e o desenvolvimento curricular: Concepções, práxis e tendências. Edições Uni.CV. Zabala, A. (1998). A prática educativa: Como ensinar. Artmed.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não