-
Apresentação
Apresentação
A Nutrição nas Comunidades tem como objetivo a aprendizagem da identificação e da intervenção de problemas alimentares/nutricionais em diferentes grupos populacionais, desenvolvendo competências no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição nas comunidades.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1101-12572
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Nutrição em comunidades: conceitos, fundamentos e aplicações - Programas de nutrição em comunidades - Elaboração e gestão de programas de nutrição em comunidades - Nutrição e Saúde Pública - Estratégias de promoção da alimentação saudável - Educação Alimentar - Intervenções em diferentes grupos populacionais - Avaliação de programas de nutrição em comunidades - Exemplos de programas de nutrição em comunidades
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular pretende proporcionar aos alunos a possibilidade de abordar temas através do desenvolvimento do pensamento crítico, colocando em prática os conhecimentos adquiridos na identificação e intervenção de problemas alimentares/nutricionais em diferentes grupos populacionais. Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam competências no desenho, implementação e avaliação de programas de nutrição na comunidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas magistrais e aulas teórico-práticas tutoradas destinadas à consolidação dos conhecimentos: pesquisa, avaliação crítica, e análise de informação científica, assim como a elaboração e apresentação de trabalhos individuais e de grupo. A avaliação efectuada na modalidade de ''Avaliação Contínua'' resulta da média ponderada dos seguintes elementos:avaliação escrita (40%), participação nas aulas (10%), execução e apresentação de trabalhos de individuais (30%), e a execução de trabalhos de grupo (20%). Para aprovação da unidade curricular é necessário a obtenção de uma classificação de 9,5 valores. Avaliação por exame escrito final incluirá a totalidade dos conteúdos programáticos lecionados nas aulas teóricas e teórico-práticas. Para aprovação na unidade curricular é necessário a obtenção de uma classificação de 9,5 valores neste exame. A melhoria de nota é realizada através de prova oral englobando a totalidade dos conteúdos programáticos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bartrina, J.A. (ed.). (2013). Nutrición comunitaria. Barcelona: Masson. - Bartrina, J.A., Pérez Rodrigo, C.M. , Serra Majem, L. (2006). Nutrición comunitaria. Rev Med Univ Navarra, 50(4), 39-45. - Boyle, M.A., & Holben, D.H. (2013). Community nutrition in action: an entrepreneurial approach. Belmont: Wadsworth. - Loureiro, I., Miranda, N. (2010). Promover a saúde – dos fundamentos à ação. Coimbra: Edições Almedina. - Majem, L.S., & Bartrina, J.A. (eds.). (2006). Nutrición y salud pública: métodos, bases científicas y aplicaciones. Barcelona: Masson. - Nnakwe, N.E. (ed.). (2013). Community nutrition: planning health promotion and disease prevention. Sudbury. Burlington: Jones & Bartlett Learning.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não