-
Apresentação
Apresentação
A bioquímica II centra-se no estudo e compreensão, das principais técnicas de diagnóstico, usadas na bioquímica clínica. Permite abordar o estudo da bioquímica como uma componente fundamental para a interpretação do estado de saúde e de doença.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1101-504
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Bioquímica da diabetes, avaliação laboratorial Azoto não proteico. Avaliação laboratorial da ureia, ácido úrico. Equilíbrio hidro-eletrolítico Alterações do equilíbrio hidríco Eletrólitos: Sódio; Potássio; Cloreto. Métodos de determinação Equilíbrio ácido-base Importância dos sistemas tampão na regulação do pH dos líquidos fisiológicos. Métodos de avaliação do equilíbrio ácido-base Mecanismo respiratório da regulação do equilíbrio ácido base Mecanismos de compensação renal Função renal A importância da função renal no equilíbrio eletrolítico Métodos de avaliação da função renal e creatinina Função hepática Avaliação bioquímica laboratorial da função hepática Endocrinologia Mecanismo de ação das hormonas e recetores hormonais Hormonas tiroideias Disfunções tiroideias Métodos analíticos Função gástrica, intestinal e pâncreas exócrino e avaliação laboratorial
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Bioquímica II tem como objetivo apresentar a relação entre os métodos analíticos e os processos metabólicos, de modo a que o aluno entenda a aplicação e utilidade no âmbito do controlo da saúde e importância nutricional. O aluno deve apreender e compreender, de uma forma global, os mecanismos bioquímicos fundamentais e as suas disfunções de modo a compreender a importância da interação com outros profissionais de saúde no controlo da saúde e da doença.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem invertida, o aluno prepara as aulas sob orientação do professor, no final os alunos avaliam o pares e fazem uma auto avaliação, de modo a estimular o conhecimento e a autocrítica. Disponibilidade do professor para acompanhar a preparação das aulas e organização dos conteúdos. Testes de progressão de conhecimento ao longo do semestre elaborados em casa através das plataforma de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Marshall, W. J., Bougut, S. K., Clinical Chemistry, 7th edition, St. Louis, C.V. Mosby Company, 2012 Burtis, C., Ashwood, E., Tietz Fundamentals of Clinical Chemistry, 6th edition, Philadelphia, W.B.Saunders Company. 2008 Kaplan, L. A. et al., Clinical Chemistry: theory, analysis, correlation, 4th edition, St. Louis, C.V. Mosby Company. 2003 Halpern M, Freire A, Quintas A. Bioquímica Organização Molecular da Vida. Lidel. 2008 Berg, J.M. et al. Biochemistry (7th Ed). New York: Freeman and Company. 2010 Devlin T. Textbook of Biochemistry with clinical correlations. (7th Ed). Blucher. 2011
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não