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Disciplina Fisiologia II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Fisiologia Humana é uma das áreas fundamentais para a formação do conhecimento biomédico e biofarmacêutico. Integra diversos conhecimentos da biologia celular à química e bioquímica e à morfologia funcional, sendo essencial para uma compreensão sustentada da fisiopatologia, da farmacologia, da terapêutica e da toxicologia, bem como para outras áreas de especialidade terapêutica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução: Organização do corpo humano-compartimentação fluida. Homeostasia. Bioelectricidade e electrofisiologia : Nervo. Potencial de repouso e potencial de acção. Condução e Neurotransmissão. Integração sináptica. Consciência, emoções e comportamento Controlo das funções fisiológicas: o sistema neuro-endócrino: Sistema Nervoso: SN Central e SN Periférico. SN Somático e SN Autónomo. Sistema sensorial e Orgãos dos sentidos. Integração da sensibilidade somatosensitiva. Nocicepção. Organização endócrina: definições, acções e regulação hormonal. Eixo hipotálamo-hipófise como exemplo de integração neuro-endócrina. Funções Integradas (multisystem Physiology) Músculo estriado (esquelético e cardíaco) e liso. Acoplamento excitação:contracção. Contracções isométrica e isotónica. Controlo Contracção cardíaca e seu registo-electrocardiograma (ECG) Controlo da postura, equilíbrio e movimento. Balanço energético,metabolismo e fisiologia tec. adiposo Ritmos biológicos. Ciclo sono-vigilia
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que, no final desta unidade, os alunos adquiram os principais fundamentos da organização funcional do corpo humano com especial enfoque na homeostasia, e nos mecanismos que contribuem para a sua manutenção. Deverá daqui resultar uma visão integrada do funcionamento dos organismos de organização superior que prepare para a abordagem da fisiologia dos orgãos e sistemas bem como da fisiologia integrada, essenciais à compreensão da doença e dos seus mecanismos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC utiliza multiplas estratégias de ensino activo, como é o caso das plataformas de corpo humano virtual da Anatomage, e simuladores de sinais biológicos (Physioex) por exemplo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    VANDER, Arthur, et al (2018), Vander¿s Human physiology: the mechanisms of body function, 15th ed., Boston, McGraw-Hill, , ISBN 978 1 259 08082 1 (disponivel em português) GANONG W F., (2019), Medical Physiology, A system¿s Approach, 6 ed. Lange McGraw- Hill Eds., th ISBN 978-1-25900962-4 (disponível em português) GUYTON and HALL, (2020), Textbook of medical physiology, Elsevier - Health Sciences Division, Philadelphia, USA, ISBN10 0323597122 BERNE and LEVY (2017), Physiology, 7 ed., Philadelphia, USA, th Elsevier - Health Sciences Division, 9780323443388 TRESGUERRES, Jesús, et al. (2011), Fisiologia Humana 4ed., Madrid, McGraw- Hill Interam Eds, ISBN 84-486-0647-7
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