filmeu

Disciplina Introdução ao Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC visa a assimilação dos princípios basilares de um projeto de Design de Comunicação. Procura desenvolver critérios estéticos, conceptuais e técnicos que permitirão o desenvolvimento dos conteúdos gráficos próprios de um programa televisivo nas vertentes de identidade visual, divulgação em suporte ecrã e impresso, bem como grafismos animados para emissão televisiva, como sejam separadores e oráculos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos de Design de Comunicação para o desenvolvimento e aplicação de conteúdos gráficos necessários à divulgação e produção de programa TV: - Metodologia projetual direcionada ao desenvolvimento de conteúdos gráficos para identidade e divulgação de conteúdos televisivos em suporte ecrã e impresso; - Metodologia projetual direcionada ao desenvolvimento dos conteúdos gráficos para Motion Graphics; - Fundamentos de tipografia — famílias, estrutura, desenho, aplicação; - Fundamentos de composição — forma/ fundo, simetria/assimetria, proporção, equilíbrio e ritmo; - Fundamentos de cor — sistemas e harmonias. 2. Técnicas e ferramentas fundamentais associadas a softwares de desenho vetorial e edição de imagem, que são necessárias a um projeto de comunicação nas vertentes impressa e ecrã. 3. Projeto prático: idealização e aplicação de conteúdos gráficos para divulgação e produção de programa televisivo.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivo principal a assimilação e aplicação dos princípios basilares Design de Comunicação aplicados à comunicação e identidade visual de um programa televisivo nas vertentes impressa e ecrã. De forma a cumprir o proposto os estudantes deverão adquirir e demonstrar as seguintes competências: - Reconhecer e aplicar de forma coerente conceitos de Design de Comunicação para impressão e grafismo animado, nas vertentes da tipografia, cor, imagem, composição estática e animada; - Utilizar uma metodologia ajustada a projeto de desenvolvimento dos conteúdos gráficos necessários à divulgação do programa. - Aplicar com desenvoltura as técnicas e ferramentas fundamentais dos softwares de desenho vetorial, animação de grafismo e edição de imagem necessárias à correta expressão do conceito projetual; - Execução dos conteúdos gráficos necessários ao projeto transversal do semestre.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É uma disciplina teórico-prática que combina o formato expositivo com processos de tutoria em aula, onde a aplicação e desenvolvimento dos conhecimentos assenta na elaboração de um projeto audiovisual multicâmara transversal a cinco UCs do semestre. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - AA.VV. (2021). Design, Second Edition: The Definitive Visual Guide. DK: Londres. - Armstrong, H. (2020). Teoria do design gráfico. Ubu Editora. - Lupton, E & Cole Phillips, J. (2015). Graphic Design: The New Basics Paperback. Nova Iorque: Princeton Architectural Press. - Stone, B. & Wahlin, L. (2018). The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice. New York: Routledge.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios