filmeu

Disciplina Direito

  • Apresentação

    Apresentação

      A Unidade Curricular de Direito desempenha um papel importante na definição e acompanhamento de qualquer projecto audiovisual. A par da componente reflexiva, esta disciplina fomenta a antecipação e resolução de questões e dota os alunos de um pensamento crítico durante todo o processo criativo e de produção.    Nesta unidade curricular, os estudantes são expostos a uma combinação de conhecimentos teóricos e técnicos que os fará questionar todo o processo criativo e de produção, levando-os a planear e detalhar o seu projecto, desde a ideia original até à circulação do objecto fílmico final. Além disso, esta UC promove o debate, a resolução de questões, a criatividade e os limites entre o ideal e o real. Explora-se toda a parte legal, a ética, a crítica e a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos, aspetos cruciais em qualquer área profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      1. INTRODUÇÃO / Revisão dos conceitos do ano passado 2. Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura 3. O CONTRATO DE TRABALHO DE MENORES  4. DIREITO DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS: O PRODUTOR 5. Objectivos e políticas da União Europeia para a Cultura, Audiovisual e Sociedade da Informação  6. A Lei da Televisão 7. A Lei da Publicidade 8. A Lei do Cinema 9. Programas europeus de apoio e desenvolvimento do Cinema
  • Objetivos

    Objetivos

    Aprofundar os conhecimentos adquiridos o ano passado sobre direitos de autor e direitos conexos; Ter autonomia para gerir o licenciamento de um projecto e apresentá-lo inteiramente pronto a circular; Aprofundar a capacidade de planear a circulação do projecto e os requisitos para o seu financiamento;  Perceber as questões inerentes à legalidade e licitude das suas criações, desenvolver reflexões práticas e reformulações relacionadas com essas utilizações; Desenvolver competências argumentativas e críticas, sem comprometer o critério criativo e artístico; Pensar a exploração comercial do projecto; Aprimorar as competências de trabalho em equipa, privilegiando a colaboração, a partilha de ideias, dando e recebendo feedback construtivo, trabalhando em conjunto para alcançar os objetivos finais do projeto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Expositiva/ Teórica:  Desenvolvimento de capacidades de aprendizagem teórica, com incentivo à dialéctica, à escrita e pensamento dos conceitos jurídicos; Fomento da capacidade de investigação através de fontes diversificadas e fidedignas; Responsabilização com vista à aquisição de competências; Prática na tomada de decisão, na solução de problemas,  e no desenvolvimento e organização do pensamento e sentido crítico;    Prática:  Participação no projecto transversal do 3.º ano curricular através da elaboração de peças jurídicas necessárias à produção e realização de obras cinematográficas e audiovisuais; Resolução de casos práticos em sala de aula.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios