-
Apresentação
Apresentação
Idealização de série audiovisual (com conhecimento de contexto) e escrita de guião de episódio piloto.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24607
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. 1. Introdução 1.1 O trabalho do semestre 1.2 Formação dos grupos de trabalho 2. Formatação e interpretação da escrita do guião 2.1 Elementos de preparação para a escrita 2.2 O conhecimento do guião. 3. Introdução à série 3.1 Ideia e estrutura 3.2 Contextos de media, nacionais e internacionais 3.3 Casos: apresentação e visionamento 3.4 O episódio piloto: apresentação e visionamento II. 1. Construção dramática 2. Prática do guião: desenvolvimento e escrita 2.1 Título e sinopse da série 2.2 Identificação e descrição de locais 2.3 ‘logline’ e descrição de personagens 2.4 Sinopses dos episódios 2.5 Lista de cenas do episódio piloto 2.4 Duas cenas escritas do episódio piloto 2.5 Primeira versão do guião do episódio piloto 2.6 Segunda versão do guião do episódio piloto 2.7 Versão final do guião
-
Objetivos
Objetivos
Formação e prática na área da escrita de ficção audiovisual (a série): formatos, técnicas de base dessa mesma escrita, criação de guiões. — Conhecimento das especificidades da série enquanto formato audiovisual — Conhecimento das características dos guiões de ficção audiovisual. — Capacidade de concepção de guião de ficção para cinema, televisão e outros meios e plataformas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São apresentados os contextos da série enquanto formato audiovisual e são introduzidas questões de base da escrita para imagem em movimento, conjuntamente com análises de guião. A avaliação é contínua e culminará com a entrega do trabalho final. Serão criados seis grupos de trabalho. Vamos partir da ideia para uma série de cinco episódios com cerca de sete/dez minutos cada para chegarmos à construção de um episódio piloto que será o primeiro episódio da série. As séries estarão submetidas ao tema do semestre. O trabalho final terá os seguintes elementos (conforme modelo a fornecer): Página 1: — Título (uma só palavra, a maiúsculas) — Identificação dos elementos do grupo Página 2: — ‘Logline’ Página seguinte: — Sinopse da série Página seguinte: — Sinopses dos episódios Página seguinte: — Descrição de personagens Página seguinte: — Guião do episódio piloto **No caso de não aproveitamento, o exame final será escrito, com análise de guião e tendo como base o conhecimento da bibliografia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
— COWGILL, Linga J. (2005). Writing Short Films. New York, Watson-Guptil Publications — DRENNAN, M., BARANOVSKY, Y. e V. (2018). Scripwriting for the Web Series. Londres: Routledge, — EGRI, Lajos (1946). The Art of Dramatic Writing. New York, Simon & Schuster — GOTTSCHALL, Jonathan (2013). The Storytelling Animal - How Stories Make Us Human. E.U.A.: Mariner Books
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não