-
Apresentação
Apresentação
Na introdução ao cinema português, privilegiaremos a análise estética de formas e tendências. Interessam-nos os valores estéticos que o afirmam, seja internamente, seja na relação com o estado do cinema no mundo. Considerando as linhas de criação, os autores e os filmes a abordar, bem como o pensamento escrito existente, procuramos encontrar conceitos que possam estar em correspondência com o que as obras apresentam, identificando e pensando vias de criação efectivas e possíveis no presente. A participação no Cineclube (alguns filmes) propiciará experiência de visionamento em sala de obras, bem como contacto com artistas e aspectos da produção cinematográfica portuguesa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT160-24615
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução — Os “andamentos” do cinema português a) a “comédia portuguesa” dos anos 30 e 40 e a grande excepção b) o “cinema novo” dos anos 60 e a “revolta dos autores” c) o reconhecimento internacional (anos 70) d) novas linhas de criação II. Origens exemplares do cinema português — “Douro, Faina Fluvial” (Manoel de Oliveira, 1931) e “Jaime” (António Reis, 1974) III. Alguns autores, alguns filmes-foco — Uma escolha semestral de autores e filmes IV. Cineclube do semestre (18h)
-
Objetivos
Objetivos
Quer-se, em primeiro lugar, propiciar o conhecimento de autores e obras influentes do cinema português. Em segundo lugar, pretende-se contribuir para o reconhecimento de linhas formais actuantes no seio do cinema português moderno e contemporâneo, sejam aquelas que são específicas de cada autor, sejam aquelas que podem atravessar o conjunto da produção. Finalmente, pretende-se desenvolver a capacidade crítica e a compreensão dos conceitos apresentados, o que passa, desde logo, pela problematização do valor da noção de «cinema português».
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sendo uma disciplina de formação cultural e estética, o contacto com as obras na sua duração integral, no espaço do Cineclube, fornece uma experiência hoje em dia escolarmente necessária, particulamente nas áreas científico-artísticas da imagem-movimento.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BÉNARD DA COSTA, João (1991). Histórias do Cinema Português. Lisboa: IN-CM FIGUEIREDO, Nuno e GUARDA, Dinis, Org. (2004). Portugal: Um retrato Cinematográfico. Lisboa: Número Arte e Cultura NICOLAU, João, Org. (2005). João César Monteiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema PINA, Luís de (1986). História do Cinema Português. Lisboa: Publicações Europa-América TURIGLIATTO, Roberto, Org., com a colaboração de Simona Fina (1999). Amori di Perdizione. Stori di Cinema Portoghese 1970-1999. Torino: Edizioni Lindau
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim