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Apresentação
Apresentação
A demanda por especialistas em 3D é crescente, tornando esta disciplina relevante para o ciclo de estudos. Desta forma, esta unidade curricular tem o objetivo de desenvolver capacidades na criação de imagem e animação 3D. Os alunos são desafiados a explorar a modelação e animação 3D, adquirindo compreensão profunda das técnicas e ferramentas inerentes à construção de projetos dentro da produção audiovisual. O Atelier de 3D proporciona uma base sólida para enfrentar desafios do mercado de trabalho, promovendo criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT160-24624
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO AO SOFTWARE BLENDER Interface Preferências Navegação e atalhos principais FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE MODELAÇÃO 3D Planos de referência Primitivas 3D Objeto, vértice, aresta, face e normais Modelação com subdivisão de polígonos Modelação com curvas Limpeza de transformações Modificadores: Subdivison Surface; Solidify; Mirror; Lattice; Simple Deform; Shrinkwrap UV MAPPING Criação de UV Mapping UVLayout e UDIMs ANIMAÇÃO Timing and spacing Frame rate Criação de keyframes Curvas de animação Movimento linear e não linear Alteração do comportamento da animação através das tangentes Ciclos infinitos ILUMINAÇÃO Tipos de luzes Técnicas de iluminação Ambient occlusion Color management MATERIAIS E TEXTURAS Tipos de materiais Propriedades dos materiais RENDER Cycles e EEVEE Sampling Formato e resolução Render de imagem estática e render de animação Passos de render COMPOSITING Composição e pós-produção em Blender
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo facultar um conjunto de conhecimentos e técnicas na criação de imagem e animação 3D fotorealista. Através do software Blender, é proposto o desenvolvimento das seguintes competências: exploração e utilização de ferramentas e técnicas de modelação 3D; criação de UV maps; animação; iluminação; criação de materiais e texturas; render de imagens e animações foto-realistas; pós-produção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Criação de tutoriais de apoio. Exposição da matéria a partir de exercícios acompanhados. Aulas de orientação e acompanhamento de projeto. Unidade curricular centrada num projeto.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Blain, J. M. (2022). The complete guide to Blender Graphics: Computer Modeling & Animation (7th ed.). A K Peters/CRC Press. Villar, O. (2021). Learning Blender (3rd ed.). Addison Wesley. Fiell, C., & Fiell, P. (2021). Beginner’s guide to creating characters in Blender. 3dtotal Publishing.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim