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Disciplina Atelier de 3D

  • Apresentação

    Apresentação

    A demanda por especialistas em 3D é crescente, tornando esta disciplina relevante para o ciclo de estudos. Desta forma, esta unidade curricular tem o objetivo de desenvolver capacidades na criação de imagem e animação 3D. Os alunos são desafiados a explorar a modelação e animação 3D, adquirindo compreensão profunda das técnicas e ferramentas inerentes à construção de projetos dentro da produção audiovisual. O Atelier de 3D proporciona uma base sólida para enfrentar desafios do mercado de trabalho, promovendo criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    INTRODUÇÃO AO SOFTWARE BLENDER Interface Preferências Navegação e atalhos principais FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE MODELAÇÃO 3D Planos de referência Primitivas 3D Objeto, vértice, aresta, face e normais Modelação com subdivisão de polígonos Modelação com curvas Limpeza de transformações Modificadores: Subdivison Surface; Solidify; Mirror; Lattice; Simple Deform; Shrinkwrap UV MAPPING Criação de UV Mapping UVLayout e UDIMs ANIMAÇÃO Timing and spacing Frame rate Criação de keyframes Curvas de animação Movimento linear e não linear Alteração do comportamento da animação através das tangentes Ciclos infinitos ILUMINAÇÃO Tipos de luzes Técnicas de iluminação Ambient occlusion Color management MATERIAIS E TEXTURAS Tipos de materiais Propriedades dos materiais RENDER Cycles e EEVEE Sampling Formato e resolução Render de imagem estática e render de animação Passos de render COMPOSITING Composição e pós-produção em Blender
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo facultar um conjunto de conhecimentos e técnicas na criação de imagem e animação 3D fotorealista. Através do software Blender, é proposto o desenvolvimento das seguintes competências: exploração e utilização de ferramentas e técnicas de modelação 3D; criação de UV maps; animação; iluminação; criação de materiais e texturas; render de imagens e animações foto-realistas; pós-produção.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Criação de tutoriais de apoio. Exposição da matéria a partir de exercícios acompanhados. Aulas de orientação e acompanhamento de projeto. Unidade curricular centrada num projeto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Blain, J. M. (2022). The complete guide to Blender Graphics: Computer Modeling & Animation (7th ed.). A K Peters/CRC Press. Villar, O. (2021). Learning Blender (3rd ed.). Addison Wesley. Fiell, C., & Fiell, P. (2021). Beginner’s guide to creating characters in Blender. 3dtotal Publishing.
INSCRIÇÃO AVULSO
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