filmeu

Disciplina Criação, Distribuição e Exibição Digital

  • Apresentação

    Apresentação

      Num contexto de profunda transformação das dinâmicas de distribuição e exibição do Cinema e do Audiovisual, é essencial dotar os estudantes com competências que lhes permitam, em função da natureza e objetivos de cada projeto, definir estratégias adequadas de promoção e distribuição dos mesmos.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    ¿¿¿A centralidade da Distribuição: pesquisa de contextos de Produção, Distribuição e Consumo e seus agentes ¿¿¿Cadeia de valor; Marketing Mix, Segmentação, Targeting e Posicionamento. ¿¿¿Tipos de Distribuição: Majors e Independents; Theatrical e Non Theatrical; Home Video; Caracterização da Distribuição Digital: SVOD; FVOD; AVOD ¿¿¿Instrumentos de Promoção: Sinopse; Nota de Intenções; Descrição de Personagens; Cartaz; Teaser, Trailer; EPK; Press-Release; Press Junket; Conferência de Imprensa; ¿¿¿Festivais e Mercados: diferenças, estratégias e articulações: Sundance, Cannes, AFI, Busan, Locarno, Shangai, Toronto, Berlin.. ¿¿¿Distribuição e Internacionalização: o papel central dos Sales Agents ¿¿¿Estratégias Monetização e Estruturas de Negócio ¿¿¿Ancillary Rights & Receitas: merchandising, videogames, hotéis, pay-per-view; Comboios, Barcos e companhias aéreas ¿¿¿Marketing Digital: Big Data, IA e Data Literacy Plano de Distibuição para curtas metragens: criar e manter comunidades 
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem assim como objetivos: ¿¿Introduzir o conceito de cadeia de valor e a importância do mesmo para a compreensão do processo e articulação da criação, financiamento, produção, distribuição, exibição / difusão. ¿¿Descrever e discutir os diferentes elementos e agentes da cadeia de valor, etapas de criação, produção e distribuição de valor; Introduzir o conceito de plataforma e diferentes modelos de distribuição e sua articulação com o financiamento a montante de um projecto. ¿¿Explorar a importância da gestão de propriedade intelectual e definição de modelos de monetização nos contextos  em constante mudança dos Media Digitais, Economia da Atenção e Experiência, IA e Marketing 6.0.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

      Através dos Desafios de pesquisa, prospeção e análise de campanhas reais (de seus materiais promocionais e outros instrumentos de desenvolvimento e promoção) compreender os diferentes padrões e escalas de lançamento e as estratégias de criação de valor dos diversos agentes, distribuidores, sales agents, ao longo da cadeia de valor. Criação de EPK para curtas metragem em desenvolvimento.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Lorenz, David - SHORT FILM DISTRIBUTION: How to market your short film successfully. 3rd ED. Campfire Publications, 2023. ISBN 979-8729183074  Ulin, Jeffrey - The Business of Media Distribution: Monetizing Film, TV, and Video Content in an Online World,Focal Press, 2019, ISBN 978-0815353362    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios