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Disciplina Criação, Distribuição e Exibição Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Num contexto de profunda transformação das dinâmicas de distribuição e exibição do Cinema e do Audiovisual, é essencial dotar os estudantes com competências que lhes permitam, em função da natureza e objetivos de cada projeto, definir estratégias adequadas de promoção e distribuição dos mesmos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A centralidade da Distribuição  2. Cadeia de valor; Marketing Mix, Segmentação, Targeting e Posicionamento.  3. Tipos de Distribuição:  Majors e Independents; Main Stream e  Art House;  Theatrical e Non Theatrical; Home Video Caracterização da Distribuição Digital: OTT, VOD, SVOD; FVOD; AVOD Plataformas Digitais: Netflix, Filmin, Mubi, Vimeo; YouTube... Modelos europeus dominantes de Financiamento e apoios 4. Instrumentos de Promoção: Sinopse; Nota de Intenções; Descrição de Personagens; Cartaz; Teaser, Trailer; EPK; Press-Release; Press Junket; Conferência de Imprensa;  5. Festivais e Mercados: diferenças, estratégias e articulações: Sundance, Cannes, AFI, Busan, Locarno, Shangai, Toronto,  Berlin.. 6. Distribuição e Internacionalização: o papel central dos Sales Agents  7. Estratégias Monetização e Estruturas de Negócio  8. Ancillary Rights & Receitas: merchandising, videogames, hotéis, pay-per-view; Comboios, Barcos e companhias aéreas 9. Marketing Digital: Big Data, IA e Data Literacy
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem assim como objetivos: - Introduzir o conceito de cadeia de valor e a importância do mesmo para a compreensão do processo e articulação da criação, financiamento,  produção, distribuição, exibição / difusão. - Descrever e discutir os diferentes elementos e agentes da cadeia de valor,  etapas de criação, produção e distribuição de valor; - Introduzir o conceito de plataforma e diferentes modelos de distribuição e sua articulação com o financiamento a montante de um projecto. - Explorar a importância da gestão de propriedade intelectual e definição de modelos de monetização no contexto de uma economia digital dos media. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através dos Desafios de pesquisa, prospeção e análise de campanhas reais (e dos seus materiais promocionais e outros instrumentos de desenvolvimento e promoção) compreender  os diferentes  padrões e escalas de lançamento e as estratégias de criação de valor dos diversos agentes, distribuidores, sales agents,  ao longo da cadeia de valor.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ulin, Jefrey, The Business of Media Distribution: Monetizing Film, TV, and Video Content in an Online World. London: Routledge. 2019 Kirkpatrick, Scott, , Introduction to Media Distribution: Film, Television, and New Media, London: Routledge. 2018  Lieberman,Al ; Esgate, Patricia - The definitive guide to entertainment marketing : bringing the moguls, the media, and the magic to the world / . - 2nd ed., Upper Saddle River : Pearson, 2014. - ISBN 978-0-13-419467-7.  Epstein, Edward Jay  - The Hollywood economist 2.0 : the hidden financial reality behind the movies New York : Melville House,    2012. ISBN 978-1-61219-050-1.        Kotler, Philip; Kartajaya,Hermawan; Setiawan, Iwan - Marketing 5.0 : tecnologia para a humanidade / Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan ; trad. Carla Pedro. - Lisboa : Actual, 2021.  ISBN 978-989-69-4600-5 Vany, Arthur De - Hollywood economics: how extreme uncertainty shapes the film industry.London; New York : Routledge, 2004. ¿
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