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Apresentação
Apresentação
Num contexto de profunda transformação das dinâmicas de distribuição e exibição do Cinema e do Audiovisual, é essencial dotar os estudantes com competências que lhes permitam, em função da natureza e objetivos de cada projeto, definir estratégias adequadas de promoção e distribuição dos mesmos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT160-24628
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A centralidade da Distribuição 2. Cadeia de valor; Marketing Mix, Segmentação, Targeting e Posicionamento. 3. Tipos de Distribuição: Majors e Independents; Main Stream e Art House; Theatrical e Non Theatrical; Home Video Caracterização da Distribuição Digital: OTT, VOD, SVOD; FVOD; AVOD Plataformas Digitais: Netflix, Filmin, Mubi, Vimeo; YouTube... Modelos europeus dominantes de Financiamento e apoios 4. Instrumentos de Promoção: Sinopse; Nota de Intenções; Descrição de Personagens; Cartaz; Teaser, Trailer; EPK; Press-Release; Press Junket; Conferência de Imprensa; 5. Festivais e Mercados: diferenças, estratégias e articulações: Sundance, Cannes, AFI, Busan, Locarno, Shangai, Toronto, Berlin.. 6. Distribuição e Internacionalização: o papel central dos Sales Agents 7. Estratégias Monetização e Estruturas de Negócio 8. Ancillary Rights & Receitas: merchandising, videogames, hotéis, pay-per-view; Comboios, Barcos e companhias aéreas 9. Marketing Digital: Big Data, IA e Data Literacy
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Objetivos
Objetivos
A UC tem assim como objetivos: - Introduzir o conceito de cadeia de valor e a importância do mesmo para a compreensão do processo e articulação da criação, financiamento, produção, distribuição, exibição / difusão. - Descrever e discutir os diferentes elementos e agentes da cadeia de valor, etapas de criação, produção e distribuição de valor; - Introduzir o conceito de plataforma e diferentes modelos de distribuição e sua articulação com o financiamento a montante de um projecto. - Explorar a importância da gestão de propriedade intelectual e definição de modelos de monetização no contexto de uma economia digital dos media.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através dos Desafios de pesquisa, prospeção e análise de campanhas reais (e dos seus materiais promocionais e outros instrumentos de desenvolvimento e promoção) compreender os diferentes padrões e escalas de lançamento e as estratégias de criação de valor dos diversos agentes, distribuidores, sales agents, ao longo da cadeia de valor.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ulin, Jefrey, The Business of Media Distribution: Monetizing Film, TV, and Video Content in an Online World. London: Routledge. 2019 Kirkpatrick, Scott, , Introduction to Media Distribution: Film, Television, and New Media, London: Routledge. 2018 Lieberman,Al ; Esgate, Patricia - The definitive guide to entertainment marketing : bringing the moguls, the media, and the magic to the world / . - 2nd ed., Upper Saddle River : Pearson, 2014. - ISBN 978-0-13-419467-7. Epstein, Edward Jay - The Hollywood economist 2.0 : the hidden financial reality behind the movies New York : Melville House, 2012. ISBN 978-1-61219-050-1. Kotler, Philip; Kartajaya,Hermawan; Setiawan, Iwan - Marketing 5.0 : tecnologia para a humanidade / Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan ; trad. Carla Pedro. - Lisboa : Actual, 2021. ISBN 978-989-69-4600-5 Vany, Arthur De - Hollywood economics: how extreme uncertainty shapes the film industry.London; New York : Routledge, 2004. ¿
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim