-
Apresentação
Apresentação
Estudo da direção de fotografia para cinema. A utilização dos equipamentos de câmara, iluminação, maquinaria para filmes de ficção. Manipulação da luz na criação de ambientes. ChromaKey Effect. Conceção fotográfica de uma obra de ficção. Ser capaz de analisar a imagem cinematográfico no ponto de vista teórico e preparar um ensaio teótico«Practice Base research» e escrever uma comunicação de acordo com as normas académicas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24630
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
[Adquirir conhecimentos técnicos] Manuseamento das câmaras profissionais de vídeo digitais de topo como ARRI ALEXA e Câmaras analógicas de película (workshop extra na disciplina). Adquirir conhecimentos de todo o processo de trabalho de uma equipa de câmara em ambiente profissional na indústria. Saber conceber uma obra no ponto de vista fotográfico trabalhando em equipa com o realizador e outros departamentos. Aprender a operar a câmara e enquadrar. [A arte da Direção de Fotografia] Saber analisar e conceber a fotografia de uma cena ficcional. A escolha estética para um determinado género narrativo. Execução de estilos fotográficos adaptáveis à narrativa cinematográfica em causa. Saber criar diferentes tipos de ambientes com aluz Aprender o significado dos movimentos de câmara e diferentes escalas. Convenções em cinema sobre direção de fotografia. (Practice Base Research} . Iniciação
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos estéticos, teóricos e técnicos na abordagem de géneros cinematográficos. Execução de movimentos de câmara combinados com o desenho de luz e movimentos. Adquirir sólidos conhecimentos de captura de imagem e adotar aos diferentes géneros. Ficar ao corrente da importância da correção de cor no tratamento final da imagem. Ser capaz de analisar, interpretar e conceber a fotografia de uma cena ficcional. Ter capacidade de operar qualquer camara de vídeo ou cinema digital, em contexto de rodagem. Ser capaz de dirigir a equipa de imagem, iluminação e maquinaria e trabalhar com a restante equipa, nomeadamente realizador e desenho de produção. Ser capaz de comandar uma equipa para levar as filmagens a bom porto. Ainda praticar captura de imagem em ambiente documental e recolher fotografias de cena.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A execução de exercícios fora do horário das aulas em equipa, fortalece os laços entre os alunos para os preparar para o filme final de curso e para se integrarem no mercado de trabalho. Os exercícios implicam obedecer a algumas diretrizes como fotografar um ambiente diurno ou noturno e nesse contexto dar a sensação com a iluminação a hora dia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brown, Blain (2014) - The Filmmaker's Guide to Digital Imaging USA focal Press Brown, Blain (1992) Lighting - USA - Focal Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim