-
Apresentação
Apresentação
Estudo da direção de fotografia para cinema. A utilização dos equipamentos de câmara, iluminação, maquinaria para filmes de ficção. Manipulação da luz na criação de ambientes. ChromaKey Effect. Conceção fotográfica de uma obra de ficção.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24630
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos [Adquirir conhecimentos técnicos] Manuseamento das câmaras profissionais de vídeo digitais de topo como ARRI ALEXA e Câmaras analógicas de película. Adquirir conhecimentos de todo o processo de trabalho de uma equipa de câmara em ambiente profissional na indústria. Saber conceber uma obra no ponto de vista fotográfico trabalhando em equipa com o realizador e outros departamentos. Aprender a operar a câmara e enquadrar. [A arte da Direção de Fotografia] Saber analisar e conceber a fotografia de uma cena ficcional. A escolha estética para um determinado género narrativo. Execução de estilos fotográficos adaptáveis à narrativa cinematográfica em causa. Saber criar diferentes tipos de ambientes com aluz Aprender o significado dos movimentos de câmara e diferentes escalas. Convenções em cinema sobre direção de fotografia.
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conhecimentos estéticos e técnicos na abordagem de géneros cinematográficos. Execução de movimentos de câmara combinados com o desenho de luz e movimentos. Adquirir sólidos conhecimentos de captura de imagem e adotar aos diferentes géneros. Ficar ao corrente da importância da correção de cor no tratamento final da imagem. Ser capaz de analisar, interpretar e conceber a fotografia de uma cena ficcional. Ter capacidade de operar qualquer camara de vídeo ou cinema digital, em contexto de rodagem. Ser capaz de dirigir a equipa de imagem, iluminação e maquinaria e trabalhar com a restante equipa, nomeadamente realizador e desenho de produção. Ser capaz de comandar uma equipa para levar as filmagens a bom porto. Ainda praticar captura de imagem em ambiente documental e recolher fotografias de cena.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A execução de exercícios fora do horário das aulas em equipa, fortalece os laços entre os alunos para os preparar para o filme final de curso e para se integrarem no mercado de trabalho. Os exercícios implicam obedecer a algumas diretrizes como fotografar um ambiente diurno ou noturno e nesse contexto dar a sensação com a iluminação a hora dia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brown, Blain (2014) - The Filmmaker's Guide to Digital Imaging USA focal Press Brown, Blain (1992) Lighting - USA - Focal Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim