-
Apresentação
Apresentação
Processos da prática criativa da montagem cinematográfica
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24631
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos A montagem e o Documentário. Métodos de montagem para documentário. Teoria da montagem para documentário. A elipse como expressão narrativa e formal Workflows de montagem utilizando DaVinci Resolve e Adobe Premiere Pro Proxies e sincronismo. Organização de projetos e pistas Exportação para pós-produção video e audio. Outros outputs.
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina dá sequencia aos temas desenvolvidos na disciplina Laboratório de Montagem, deve aprofundar a abordagem teórica e têm uma associação ao projeto transversal desenvolvido na disciplina Atelier de Produção para Plataformas IV – Documentário e Investigação. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sólidos em workflows de pós produção e metodologias de trabalho utilizando ferramentas profissionais de edição e desenvolvam de forma avançada critérios conceptuais, criativos e artísticos explorando a montagem cinematográfica. Numa perspetiva prática e de projeto será desenvolvido o trabalho de montagem documental. O aluno deve saber conciliar processos de investigação e analise crítica com o desenvolvimento do trabalho de montagem em contexto documental.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de ensino orientada para o conhecimento conceptual, para a capacidade de análise crítica e para os processos de investigação artísticos e criativos no contexto da montagem cinematográfica. O conhecimento teórico é complementado com a prática de desafios utilizando materiais diversos com foco na montagem de documentário e nos processos de preparação da edição, assim como, com processos de acompanhamento e tutoria em torno dos projetos que os alunos estão a desenvolver. Modelo de avaliação orientado para a avaliação da capacidade de aquisição de competências. A nota final combina cinco exercícios relacionado com o processo de montagem: Conversão, sincronismo e organização material - 20% Análise de montagem de cena - 20% Edição curta documental - 20% Edição sequência - 20% Exportação para variados outputs - 20%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bordwell, David; Thompson, Kristin (2008), Film Art – An Introduction, McGraw Hill. 978-0073535104 Bricca, Jacob (2017), Documentary Editing: Principles & Practice, Routledge. 978-1138675735 Jago, Maxim (2024) Adobe Premiere Pro Classroom in a Book 2024, Adobe Press. 978-0138318567 Murch, Walter (2001) In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing, Siman-James Press. 978-1879505629
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim