-
Apresentação
Apresentação
Este curso, "Som para Documentário", explora o design de som e as técnicas de áudio essenciais para a realização de documentários, com foco na captação, edição e processos de pós-produção adaptados às restrições do formato documental. O curso enfatiza competências práticas, desde a gravação com gravadores de campo até os fluxos de trabalho de pós-produção, reparação de áudio, edição de diálogos e mistura. Os alunos trabalharão com excertos de filmes e exercícios para compreender como o som potencia a narrativa em diferentes estilos documentais, como observacional, entrevistas e experimental. Esta unidade introduzirá conceitos de mistura para formatos de som surround, preparação de entregas e compreensão das especificações padrão da indústria.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24632
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo] [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo]
-
Objetivos
Objetivos
No final do curso, os alunos serão capazes de: Aplicar técnicas de gravação de campo adequadas para a produção de documentários e operar gravadores de campo Mixpre10 e SD 833. Compreender e implementar fluxos de trabalho de pós-produção de áudio, incluindo edição de som, reparação e mistura. Utilizar Pro Tools e outros softwares de áudio como RX e Krotos no contexto de pós-produção. Analisar as escolhas estéticas no design de som para documentários. Preparar entregas finais de áudio para diversos formatos de mídia (broadcast, cinema, web).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Este curso incorpora exercícios práticos, trabalho em equipa colaborativo e o uso do Pro Tools para simular cenários reais. Os alunos analisam a estética do som através de excertos de filmes e ganham experiência prática com equipamentos de campo (Mixpre 10, Sound Devices 833). O curso também inclui ferramentas como Izotope RX para gestão de ruído, Krotos Studio para criação de Foley e superfícies EUCON para mistura, ampliando tanto as habilidades técnicas quanto criativas. Durante o curso, discutiremos brevemente os usos práticos de IA/ML na pós-produção e as potenciais preocupações éticas e de direitos relacionadas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim