-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular "Artes Digitais e Pré-Visualização" visa proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente do uso da IA generativa nas artes digitais, com foco na fase de pré-produção cinematográfica. Esta UC abrange desde a criação de storylines, sinopses e guiões, até à visualização de cenários, personagens e ambientes, utilizando ferramentas digitais inovadoras. A área de atuação envolve o desenvolvimento de competências práticas e criativas, essenciais para o trabalho em projetos audiovisuais e cinematográficos. Os domínios de intervenção incluem o uso de IA em contextos de design visual e narrativa, alinhando-se com as tendências emergentes da indústria do cinema e da produção digital. Esta UC é fundamental no ciclo de estudos, pois promove uma abordagem interdisciplinar, combinando conhecimento técnico e criativo, preparando os alunos para os desafios da produção audiovisual moderna, tanto no mercado de trabalho quanto em projetos de investigação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT160-24634
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A unidade curricular está organizada nas seguintes Unidades de Aprendizagem: 1. Introdução à IA Generativa nas Artes Digitais e Cinema 2. Escrita Criativa Assistida por IA generativa 3. Storyboards e Arte Conceptual com IA generativa 4. Design Assistido por IA generativa 5. Planeamento Cinematográfico com IA generativa 6. Configurações de Iluminação e Ambiente com IA generativa 7. Planeamento e Pré-produção Assistidos por IA generativa 8. Considerações Éticas e Legais na Criação com IA generativa 9. Integração de Conhecimentos Interdisciplinares em projecto transversal 10. Desenvolvimento de Projeto Transversal
-
Objetivos
Objetivos
Proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente de como a inteligência artificial generativa pode ser aplicada nas artes digitais e nas fases de desenvolvimento e pré-produção cinematográfica. Incutir competências práticas no uso de ferramentas de IA para a criação de: Storyline, Sinopse, Argumento, e Guião Storyboards Arte conceptual Designs de cenários, figurinos, ambientes e personagens Planos cinematográficos Pré-visualizações Configurações de iluminação Planeamento Desenvolver uma compreensão crítica das considerações éticas associadas ao uso da IA na criação artística, incluindo temas como originalidade, autenticidade, responsabilidade e impacto social. Relacionar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares de Efeitos Visuais, Tratamento e Processamento de Cor e Atelier de 3D, aplicando-os na pré-produção do projeto transversal.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular utiliza metodologias inovadoras para apoiar o processo de ensino-aprendizagem, com destaque para o uso da plataforma digital Miro. O Miro é uma ferramenta de colaboração que facilita a comunicação e a gestão de projetos em equipas remotas e distribuídas, permitindo o trabalho em tempo real. Através desta plataforma, os estudantes podem participar em atividades interativas, como brainstorming, desenvolvimento de storyboards, e organização de ideias visuais, promovendo uma maior integração no processo criativo. O Miro também possibilita a troca de feedback contínuo entre os estudantes e o professor, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo, essencial para o desenvolvimento das competências técnicas e criativas necessárias à produção audiovisual.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anantrasirichai, N., Bull, D. Artificial intelligence in the creative industries: a review. Artif Intell Rev 55, 589–656 (2022). https://doi.org/10.1007/s10462-021-10039-7 Rizzo, M. (2005). The Art Direction Handbook for Film (1st ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780080472027 Horton, A. (2024, July 27). 'Hold on to your seats': how much will AI affect the art of film-making? The Guardian. https://www.theguardian.com/film/article/2024/jul/27/artificial-intelligence-movies Sahota, N. (2024b, July 24). AI in the director's chair and the digital transformation of filmmaking. Forbes. https://www.forbes.com/sites/neilsahota/2024/07/24/ai-in-the-directors-chair-and-the-digital-transformation-of-filmmaking/ Shapiro, D. (2023, December 17). AI use cases in Hollywood. What’s Possible Now/Where It’s Headed | Doug Shapiro | Medium. Medium. https://dougshapiro.medium.com/ai-use-cases-in-hollywood-362707e899f1
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim