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Apresentação
Apresentação
O estudo dos processos de significação, objeto da Semiologia ou Semiótica, constitui-se como uma área decisiva na compreensão científica dos fenómenos da comunicação e integra há muito os curricula destes cursos. A sua proposta é aliciante já que nos permite tomar consciência de como cada pensamento nosso, por mais íntimo, cada gesto ou comportamento, até aos mais complexos fenómenos culturais onde nos inserimos são, efetivamente, uma forma de produção de sentidos. Todo o mundo da vida, todo o humano, é compreendido por esta disciplina como um fenómeno complexo e fascinante de construção de significações. São elas que cimentam a nossa identidade porque, na perspetiva da semiótica, todas as culturas humanas são respostas e estratégias históricas de construção simbólica de um mundo que faça sentido. Esta disciplina permite ficar a conhecer como é que o sentido se produz e visa, por isso, tornar-nos melhores leitores e comunicadores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT168-101
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. A Linguística de Saussure e a proposta da Semiologia geral Quem foi Ferdinand de Saussure? Saussure e as bases do estruturalismo nas ciências sociais e humanas Signo em Saussure e sistema linguístico Significante/Significado Língua/Fala Denotação/conotação Valor linguístico Paradigma/Sintagma II. TEXTO/DISCURSO Denotação e conotação: o sistema do Mito segundo Roland Barthes Críticas ao estruturalismo: A palavra de ordem, segundo Deleuze&Guatari A escola de estudos culturais e a Semiótica: os contributos de Stuart Hall. III. Semiótica de Peirce: a ação do signo, o signo em ação Quem foi Charles Sanders Peirce? O investigador e o contexto do Pragmaticismo americano Noção triádica de signo: Representamen, objeto, interpretante Faneroscopia: Primeidade, Segundeidade, Terceidade Tricotomia do signo Exercícios: semiótica peirciana aplicada
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Objetivos
Objetivos
— Conhecimento dos conceitos da Semiótica e da Semiologia, bem como das especificações desse conceitos. — Compreensão do papel gnoseológico e discursivo da Semiótica no campo das Ciências da Comunicação. — Compreensão de processos de significação e da existência do mundo enquanto construção derivada desses processos. — Capacidade de análise de objetos de comunicação (texto, imagens, som), aplicando os conceitos da Semiótica. — Capacidade de perspetivação prática da produção de objetos de comunicação (texto, imagens, som), aplicando os conceitos da semiótica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso ao moodle e a meios digitais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barthes, Roland (1984). Elementos de Semiologia [or. 1953 e 1964]. Lisboa: Edições 70 Cobley, Paul, ed. (2010). The Routledge Companion To Semiotics. Londres: Routledge FLOCH, Jean-Marie (2001). Semiotics, Marketing and Communication. Beneath the signs, the strategies. Londres: Palgrave Macmillian Edition FOUCAULT, Michel (2005 ) Arqueologia do Saber. Lisboa: Edições Almedina. KRESS, Gunther (2009). Multimodality. A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London and New York: Routledge Panofsky, Erwin (1989). O Significado nas Artes Visuais [Meaning in the Visual Arts, 1955]. Lisboa: Editorial Presença Peirce, Charles Sanders (1990). Semiótica, trad. J. Teixeira Coelho Netto. São Paulo, Brasil: Editora Perspectiva, 2ª edição Rodrigues, Adriano Duarte (1998). Introdução à Semiótica. Lisboa: Editorial Presença SANTAELLA, Lucia (2005). Teoria Geral dos Signos, São Paulo: Editora Pioneira. VOLLI, Ugo (2005) Semiótica da Publicidade. Lisboa: Edições 70.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não